Grupo Asas – Anjos Solidários apresentam “Ser Solidário é Ser Amor” a 31 de Março
Escrito por AVfm em 28/03/2023
É com encanto, magia e compaixão que o grupo Asas – Anjos Solidários apresentará “Ser Solidário é Ser Amor” no próximo dia 31 de Março. Este espetáculo, a ter lugar na Escola José Macedo Fragateiro às 21h00, terá entrada livre e contará com uma feira de angariação de fundos, com todas as receitas a reverter para os Resistentes da Ala Pediátrica do IPO do Porto.
“Esta parceria já surgiu há alguns anos, já fez dez anos” afirma Manuela Santigo, a coordenadora da associação. “Os jovens, um dia, falaram que havia muitas situações ligadas à Ala Pediátrica com crianças e questionaram se não seria possível ajudar”.
Desde aí, já por várias vezes esta parceria tem resultado em inúmeros espetáculos do Asas cujos lucros revertem na sua totalidade para os Resistentes da Ala Pediátrica, tendo até, por vezes, a presença de crianças doentes da Ala Pediátrica do IPO do Porto nos próprios espetáculos.
Os mais novos reconhecem a presença do Asas, a quem se sentem muito gratos. Manuela Santiago afirma que as crianças encaram estes eventos com alegria e carinho, pois reconhecem neles uma genuína preocupação de outros jovens para com eles, chegando até a perguntar quando é a próxima vez que este grupo atuará.
Neste evento repetir-se-á esta situação, estando não só algumas destas crianças presentes, como também contando com a participação do coordenador dos Resistentes Alberto Nogueira.
Sendo o Asas, uma associação totalmente sem fins lucrativos, será organizada uma feirinha de angariação de fundos – contando com comidas, bebidas e t-shirts, cujas receitas serão entregues na sua totalidade aos Resistentes. Esta será uma maneira de ajudar as crianças doentes do IPO do Porto, pois tudo o que for angariado será doado aos Resistentes, contribuindo, assim, para a compra de bens variados para os utentes mais novos.
Este espetáculo, “Ser Solidário é Ser Amor”, contará com variadas atuações, quer ligadas à Música, quer à Dança, e contando ainda com a leitura de alguns textos entre atuações. Como explica Manuela Santiago, “no geral há sempre um texto (lá [no dia 31 de Março] vai haver vários) entre as atuações para envolver mais pessoas, mas no geral é sempre com o intuito da mensagem sensibilizar ainda mais. São mensagens que eu digo que se calhar tocam um bocadinho no outro. “E se fosse eu?””.
É sempre com esta mensagem de empatia, altruísmo e atenção ao outro que o Asas procura ajudar os mais desconhecidos, quer com bens materiais, quer com um simples sorriso – aliás, como enfatiza a coordenadora, não é o dar, mas é o dar-se, pois tanto se pode precisar de comida, como de alguém de coração cheio que nos ofereça um sorriso.
Contando já com um longo percurso, o grupo Asas – Anjos Solidários já vem a realizar inúmeras ações em prol de várias causas e instituições para ajudar quem mais precisa, desde este tipo de espetáculos à entrega de cabazes aos mais necessitados. Estas iniciativas já os levaram a vários cantos do nosso país, desde Porto e Oliveira de Azeméis até Castelo de Paiva.
Por serem uma organização tão louvável e altruísta, já lhes tem sido disponibilizado o palco do Centro de Arte de Ovar pela própria Câmara Municipal para os seus espetáculos, e estes já têm sido realizados nos mais variados espaços, mas sempre com a mesma proposição: a de estar atento ao problema do outro, de nos deixar preencher e sensibilizar para o apoio a quem precisa dele, de tentar tornar o mundo cada vez mais alegre e unido, mesmo que apenas um pouco de cada vez.
Foi, precisamente, no âmbito deste espetáculo que foi realizada uma entrevista à Dra. Manuela Santiago, coordenadora do Asas. Nela, é abordado o tema da solidariedade, alguns dos projetos relacionados a este grupo, e várias vivências comoventes que sensibilizarão qualquer um – esta entrevista poderá ser ouvida no player abaixo, e promete relembrar-nos o valor de dar, ou, nas palavras da coordenadora, algo ainda mais importante: o dar-se.
Reitera-se que o espetáculo do grupo Asas “Ser Solidário é Ser Amor” realizar-se-á no dia 31 de Março, pelas 21h00, na Escola Secundária José Macedo Fragateiro, com entrada livre.
[give_form id=”81006″]