Voleibol: Esmoriz vira primeira ronda da Taça da Federação e tem encontro marcado com a AA Espinho na seguinte
Escrito por AVfm em 27/03/2023
Foi em casa e diante do seu público que o Esmoriz GC resolveu a primeira ronda da Taça da Federação. Após derrota de 3-2 em casa da AA S. Mamede, os esmorizenses estavam obrigados a vencer o seu rival em duas ocasiões sucessivas – algo que alcançaram com dois triunfos por 3-1.
No sábado, com relato exclusivo e acompanhamento da Rádio AVfm, a vitória de 3-1 (25-20; 26-28; 26-24; 25-16) igualou o playoff. O Esmoriz foi, acima de tudo, muito mais eficaz na receção (78% positivas e 61% perfeitas) do que o S. Mamede (57% e 27%). Não só o sideout esmorizense ficou, consequentemente, mais eficaz, como também toda a percentagem de finalização – o Esmoriz conseguiu terminar o jogo com 48% de eficácia no ataque contra 37% do seu adversário.
Destaque para as exibições de Roberto Reis, Everton Almeida e José Pedro Andrade, quase sempre assertivos quando chamados à ação. Nota ainda para o facto de José Pedro Pinto, oposto esmorizense, ter sido afetado por uma lesão ao longo do encontro, algo que acabou por ser contornado com o ingresso de Luís Moreira nas escolhas de Bruno Lima.
Já no domingo, com nova vitória de 3-1 (25-16; 25-22; 22-25; 25-23), o Esmoriz selou o seu apuramento. Em campo, a AA S. Mamede até foi capaz de subir os seus dados estatísticos em relação ao dia anterior mas, inevitavelmente, com uma exibição sólida, os esmorizenses foram fortes demais para contrariar.
O Esmoriz voltou a estar relativamente seguro na receção, com 79% de bolas positivas e 49% perfeitas. Curiosamente, e embora até tenha baixado o nível da primeira bola em relação ao jogo 2, a formação da Barrinha esteve mais eficaz no ataque, com 59% de eficácia e um jogo mais distribuído pelos seus finalizadores – muito devido ao regresso total de José Pedro Pinto, que até esteve abaixo dos 50% de eficácia, mas abriu a rede para que outros pontuadores se destacassem.
Roberto Reis, Everton Almeida e José Pedro Andrade voltaram a ser dos mais regulares; Bruno Dias foi o distribuidor titular em todos os quatro sets, relegando Bruno Santiago para o banco durante mais tempo do que no dia anterior.
Um regresso aos triunfos consecutivos e ainda uma passagem importante para o Esmoriz GC, que ainda procura a sua melhor forma e ainda a confiança que já exibiu esta temporada. O conjunto do concelho de Ovar segue na Taça da Federação e terá agora a AA Espinho como adversário na próxima ronda.
Os Mochos ultrapassaram a Ala de Gondomar com dois jogos sem resposta – 3-0 e 3-2 – e serão, à partida, um rival que colocará uma maior oposição às ambições dos esmorizenses. O primeiro jogo do playoff decorre já no dia 1, sábado, em casa da AA Espinho.
[give_form id=”81006″]
Imagem: Direitos Reservados
Texto: Pedro Silva