1ª Divisão Distrital: Esmoriz com a subida à vista; Válega volta à discussão dos cinco primeiros
Escrito por AVfm em 17/04/2023
Dois resultados que vão ao encontro dos propósitos dos clubes do concelho de Ovar. É com esta frase que se pode resumir a jornada 24 da 1.ª Divisão Distrital, a antepenúltima de uma prova onde Esmoriz e Válega têm dado cartas.
A Norte, o Esmoriz empatou em casa do Relâmpago Nogueirense (0-0) e deu um passo de gigante na luta pela promoção. Já a Sul, o Válega venceu em Macieira de Cambra (1-2), escalou na classificação e reentrou na luta pelo objetivo dos cinco primeiros colocados.
EMPATE COM SABOR A VITÓRIA
Em Nogueira da Regedoura, jogava-se um duelo pela subida de divisão. Frente a frente, Relâmpago e Esmoriz tentavam ganhar vantagem sobre um rival direto e, no final, com um 0-0 registado, foi o Esmoriz quem riu melhor.
A exibição dos esmorizenses foi competente e, mesmo após a expulsão de Rodolfo na segunda metade, algo que condicionou o plano, nunca deixou de dar oportunidades de chegar aos 3 pontos. O conjunto do concelho de Ovar dispôs mesmo da melhor chance do encontro, ainda a jogar com onze elementos, quando o goleador Rúben Martins desperdiçou uma grande penalidade que podia garantir o importante triunfo.
Ainda assim, empatando com o Relâmpago Nogueirense, o Esmoriz mantém-se a apenas 3 pontos do rival e tem do seu lado a vantagem do confronto direto por ter vencido na primeira volta. O Relâmpago ainda irá folgar na próxima semana, pelo que os esmorizenses, em caso de duas vitórias no fecho de campeonato, podem suplantar a equipa de Santa Maria da Feira e entrar nos dois lugares de subida de divisão.
São 41 pontos somados para o Esmoriz, menos 3 que Relâmpago e Paços de Brandão. Os brandoenses não aproveitaram o empate entre os principais competidores e também somaram apenas um ponto na receção ao Carregosense (0-0). Ainda assim, e por não folgarem mais no campeonato, estão numa posição ainda mais favorável que a do Esmoriz para regressarem ao Campeonato SABSEG.
Até ao fim da 1.ª Divisão Distrital, restam dois jogos ao Esmoriz e só duas vitórias interessam ao elenco às ordens de Pedro Alves. Na próxima semana, diante do CD Arrifanense em casa; e depois, na última jornada, numa deslocação ao reduto do lanterna vermelha, Romariz FC.
VÁLEGA COMPETENTE EM MACIEIRA DE CAMBRA
Nem sempre tão forte fora de portas, o Válega mostrou argumentos em Macieira de Cambra para continuar a acreditar num lugar entre os 5 melhores classificados da Zona Sul da 1.ª Divisão.
Os valeguenses cumpriram diante de um rival direto e venceram por 1-2, com golos de Foka e Gonçalo “Rato” Silva, ambos antes da meia hora de jogo. O Macieira de Cambra ainda encetou uma recuperação na segunda parte, com um golo de André Garcia, mas não suficiente para resgatar pontos.
A entrada acutilante do Válega acabou por ser materializada em golos e isso foi decisivo para o desfecho do encontro. O Macieira de Cambra foi capaz de se ajustar ao estilo do conjunto às ordens de Cláudio Maciel, mas as alterações dos visitantes acabaram por ajudar a uma estabilidade que permitiu ao Válega ficar com os 3 pontos na sua posse.
Com 30 pontos, o Válega subiu ao 6.º lugar da Zona Sul e ficou a apenas 1 ponto do Bustos, 5.º da tabela mas com mais um jogo disputado (ainda irá folgar). Até ao fim do campeonato, o calendário do Válega não é, no entanto, fácil: primeiro recebe o Avanca, 4.º, e depois fecha a época em Ponte de Vagos, diante da (já campeã) JuveForce.
[give_form id=”81006″]
Imagem: Direitos Reservados
Texto: Pedro Silva