Homem que agredia pai nonagenário ficou em prisão preventiva
Escrito por AVfm em 19/05/2023
O Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE) de São João da Madeira, deteve, no passado dia 15 de maio, um homem de 58 anos pelos crimes de violência doméstica e posse de armas proibidas, no concelho de Oliveira de Azeméis.
Os militares da Guarda Nacional Republicana (GNR) desenvolveram uma investigação pelas suspeitas da prática de violência doméstica, tendo conseguido apurar que o suspeito exercia violência física, verbal e psicológica à vítima, o seu pai com 93 anos de idade.
No decorrer das diligências, os guardas deram cumprimento a dois mandados de busca domiciliária, que culminaram na detenção do suspeito e na apreensão de duas armas brancas artesanais, uma faca de ponta e mola e uma catana.
Durante as diligências, o idoso teve que ser transportado pelos Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis para o Hospital São Sebastião, em Santa Maria da Feira, devido às lesões corporais que apresentava.
No dia 17 de maio, o detido foi presente ao Tribunal Judicial de Santa Maria da Feira, onde lhe foi aplicada a medida de coação de prisão preventiva, tendo sido conduzido para o Estabelecimento Prisional do Porto.
A GNR relembra que a violência doméstica é um crime público, o que torna a sua denúncia uma responsabilidade coletiva, com os vizinhos, amigos, familiares e mesmo desconhecidos a poder reportar os acontecimentos às forças de autoridade e a outras entidades.
A queixa pode ser efetuada através do portal da Queixa Eletrónica, pelo contacto do número europeu de emergência – 112 ou pessoalmente, no posto da GNR mais próximo.
Existem também as aplicações “App MAI112” e “SMS Segurança“, destinadas a cidadãos surdos.
[give_form id=”81006″]