6 Autoestradas com redução de 30% no preço das portagens a partir de 2024
Escrito por AVfm em 03/10/2023
O Governo aprovou, na passada reunião de Conselho de Ministros a 28 de setembro, a redução de 30% nos preços das portagens nas autoestradas A22 Algarve, A23 IP e Beira Interior, A24 Interior Norte, A25 Beira Litoral e Beira Alta, A4 Trasmontana e Túnel do Marão, e A13 e A13-1 Pinhal Interior, a partir de 1 de janeiro de 2024.
A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, explicou que se trata de uma “questão de justiça territorial”, uma vez que nas zonas abrangidas “não há vias de qualidade alternativas e não existe transporte público coletivo, nem em qualidade nem em quantidade”.
A governante adiantou que a medida vai aplicar-se a veículos de classe 1, 2, 3 e 4 e que exige a utilização do sistema Via Verde.
Ana Abrunhosa calculou que, face às tarifas base de 2011, a redução no valor das portagens sobe de 50% para 65%, relativamente aos veículos de classe 1. Os veículos de transporte de mercadoria e passageiros passarão a ter o desconto de 65% durante o dia e de 70% à noite.
Segundo o cálculo do ministro das Infraestruturas, João Galamba, a medida terá um impacto anual de 72,4 milhões de €uros nos cofres do Estado.
João Galamba, mencionou, entre outros exemplos, que com esta medida “entre Portimão e Faro, alguém que viaje duas vezes por dia, ida e volta, pode poupar cerca de 50 e poucos euros por mês, cerca de 600 euros por ano”, constatado que se trata de uma “redução significativa”.
Durante a conferência de imprensa, após a reunião de ministros, Ana Abrunhosa sublinhou que “esta é uma medida de caráter excecional” e que o Executivo socialista não pretende “alargar a outras vias”.
[give_form id=”81006″]