1.ª Divisão Distrital: Válega e Avanca dividiram pontos no dérbi; S. Vicente surpreendido em Nogueira da Regedoura
Escrito por AVfm em 22/10/2023
Depois de uma paragem para a Taça de Aveiro, a 1.ª Divisão Distrital regressou e viu a 4.ª jornada disputar-se entre sábado e este domingo. O destaque do fim-de-semana desportivo vai para o empate entre Válega e Avanca (1-1), em duelo da Zona Sul; mas também para o surpreendente desaire do S. Vicente Pereira, em visita ao reduto do Nogueira da Regedoura (3-1).
DÉRBI INTENSO E COM RESULTADO JUSTO
No Sargaçal, Válega e Avanca dividiram pontos, empatando (1-1) em jogo da 4.ª jornada da Zona Sul da 1.ª Divisão Distrital. Os golos ficariam a cargo de David Santos, à meia-hora, dando vantagem aos valeguenses; e ainda para João Carvalho, aos 46′, repondo a igualdade no encontro.
Até pelos golos entende-se que o encontro teve duas partes algo distintas. Na etapa inicial, o Válega não só marcou como poderia ter ampliado a vantagem; já na segunda parte, foi o Avanca que dominou e criou, para além do tento do empate, vários lances que poderiam ter gerado uma vitória a seu favor.
Não é que a turma às ordens de Paulo Gomes (antigo técnico de Válega e S. Vicente Pereira) não tenha apresentado bons pormenores também no primeiro tempo. No entanto, nessa fase da partida, o Válega mostrou coesão defensiva e ainda compensou com algumas aproximações importantes à baliza contrária.
O golo surgiu na sequência de um livre sobre a direita, com um cruzamento para a área correspondido pelo oportuno David Santos. Até ao intervalo, o Válega poderia ter até feito o 2-0, mas acabou por manter apenas a vantagem mínima.
Aproveitou o Avanca que, na segunda parte, foi dono e senhor do encontro. Para além do empate madrugador, teve vários lances onde poderia ter feito o 1-2 e mostrou-se sempre mais agressivo – no bom sentido da palavra – nos duelos, estando sempre mais próximo da baliza valeguense do que o seu adversário.
O Válega, por seu turno, teve alguma dificuldade para colocar em prática as transições rápidas a que se propunha e acabou mesmo o encontro a jogar com 10, fruto da expulsão do central João Dias, ao cair do pano.
Tendo empatado, o conjunto orientado por Cláudio Maciel chegou aos 7 pontos (4 jogos) e continua a amealhar num início de época positivo até ao momento. Já o Avanca tarda em conquistar a primeira vitória da época, ficando agora com 2 pontos e ainda longe dos lugares cimeiros da tabela classificativa.
S. VICENTE PERDE E DEIXA ESCAPAR CUCUJÃES
Em Nogueira da Regedoura, o S. Vicente Pereira procurava a sua quarta vitória consecutiva (a terceira em jogos de campeonato) e, jogando no sábado, pressionar o Cucujães, seu rival direto no topo da Zona Norte, que jogaria apenas na tarde deste domingo.
A 4.ª jornada, no entanto, não correu de feição aos comandados de David Rocha. O S. Vicente Pereira foi surpreendido e acabou derrotado (3-1). Óscar Gomes seria o autor do golo dos visitantes, um golo que até relançou a partida no fecho de primeira parte (à altura, 2-1), mas que foi o único dos vicentinos em todo o encontro.
Assim sendo, e tendo em conta que o Cucujães cumpriu de forma exímia a sua tarefa no jogo deste domingo – vitória sobre o Paivense -, o S. Vicente Pereira acabou mesmo por perder a liderança partilhada da tabela classificativa. Os corvos viram ainda acontecer vitórias de Argoncilhe e Relâmpago Nogueirense que, para além do Nogueira da Regedoura, igualam ou ultrapassam (no caso do Argoncilhe, com 8) os 7 pontos do S. Vicente na Zona Norte.
Ainda em fase inicial de campeonato, as contas seguem muito equilibradas. Na frente, com 10 pontos em 4 jogos, segue agora o Cucujães. Na próxima jornada, o S. Vicente Pereira recebe a formação do Relâmpago Nogueirense no Estádio Dr. Oliveira Santos.
[give_form id=”81006″]
Imagem: Direitos Reservados
Texto: Pedro Silva