Musicalíssimo | 10 Jan 2024
Teresa Leite 10/01/2024
Emissão: 10 de Janeiro 2024
Descrição: Cada programa parte de um estilo, personalidade, composição ou instrumento musical que origina uma descoberta interessante através de uma abordagem rica e aprofundada.
Destaque: Valsas Vienenses de Johann Strauss – pela Orquestra da Ópera de Viena
Dedicamos este programa de Ano Nova às valsas vienenses e assim voltamos a Johann Strauss e à interpretação da Orquestra da Ópera de Viena com Polcas, Valsas e Marchas. Começámos com a marcha de entrada de “El Barón Gitano”, uma Polca “Sangre Ligera” e “Perpetuum Mobile,” três peças leves, alegres e a respirar natureza. Segue-se uma valsa cujo nome é “Só se vive uma vez”. Os temas estão apresentados em espanhol, dado tratar-se este cd de uma edição de Ediciones del Prado de Madrid.
Vamos agora ouvir Rosas do Sul, e o Tesouro, 2 valsas a convidar-nos para um daqueles bailes de passagem de ano de boa memória. Lembro que todas estas peças são interpretadas pela Orquestra da Ópera de Viena com a direção dos maestros Paul Kantscheider, Carl Michalski e Paul Angerer.
Segue-se agora uma polca bem rápida e o indispensável Danúbio Azul, a mais bela valsa de sempre, que todos conhecemos e nunca cansamos de ouvir. E assim, com votos de um feliz Ano Novo me despeço por hoje. Espero vir a ouvir esta e outras belas peças musicais nas nossas praças e jardins com a presença das nossas bandas de música tão talentosas e que tanto nos orgulham. Tragam a música para a rua! Assim o fazem outros em países mais frios e com menos sol.
Playlist:
Johann Strauss – Marcha de Entrada de ‘O Barão Cigano’ Op. 327
Johann Strauss – Sangre Ligera, Polca Op.319
Johann Strauss – Perpetuum Mobile Op. 257
Johann Strauss – Só se Vive Uma Vez, Valsa
Johann Strauss – Rosas do Sul, Valsa Op.338
Johann Strauss – O Tesouro, Valsa Op. 418
Johann Strauss – Eljen a Magyar, Polca rápida Op. 332
Johann Strauss – O Danúbio Azul, Valsa Op.314
[give_form id=”81006″]
Publicação: Catarina Pereira
Foto(s): Direitos reservados