Musicalíssimo | 06 Mar 2024
Teresa Leite 06/03/2024
Emissão: 06 de Março 2024
Descrição: Cada programa parte de um estilo, personalidade, composição ou instrumento musical que origina uma descoberta interessante através de uma abordagem rica e aprofundada.
Destaque: Mahler Symphonie no 5
Vamos hoje escutar alguns dos cinco movimentos da sinfonia no. 5 de Mahler. Para uma breve abordagem, sabe-se que foi escrita entre 1901 e 1904 e tem momentos trágicos e outros alegres. Começando pelo 1º. Movimento, trata-se de uma marcha fúnebre que começa com uma fanfarra de trompetes que se irá repetir e criar uma atmosfera de inquietude e desolação. No segundo movimento, um allegro, encontramos uma atmosfera completamente diferente, num relativo otimismo, para no final voltar a cair em angústia e sofrimento .
O terceiro movimento, a segunda parte da obra, traz-nos o chamado carácter esquizofrénico, saltando do espírito niilista da primeira parte para uma visão mais alegre da vida. No quarto movimento encontramos impregnado o desejo de distanciamento de tensões e lutas e do refúgio na solidão interior. O quinto movimento funde o carácter angustiante dos primeiros dois movimentos com a alegria dos últimos, assim se combinando os elementos de escuridão e luz presentes nesta belíssima sinfonia.
Playlist:
Vienna Philharmonic Orchestra – Symphony No. 5 in C sharp minor; Part One, Movement I; Trauermarsch In gemessenem Schritt. Streng
Gustav Mahler – Sinfonia No.1; ‘Titan’ – 4. Stürmisch Bewegt
Vienna Philharmonic Orchestra – Symphony No. 5 in C sharp minor; Part Three, Movement IV; Adagietto. Sehr langsam
Vienna Philharmonic Orchestra – Symphony No. 5 in C sharp minor; Movement V; Rondo – Finale. Allegro
[give_form id=”81006″]
Publicação: Catarina Pereira
Foto(s): Direitos reservados