Musicalíssimo | 13 Mar 2024
Teresa Leite 13/03/2024
Emissão: 13 de Março 2024
Descrição: Cada programa parte de um estilo, personalidade, composição ou instrumento musical que origina uma descoberta interessante através de uma abordagem rica e aprofundada.
Destaque: Orquestra Filarmónica Eslovaca
Voltamos a Beethoven para apresentar a sinfonia no 6 “Pastoral” com uma interpretação da Orquestra Filarmónica Eslovaca. Esta obra de Beethoven foi criada em 1808 com estreia no Teatro de Viena em 22 de dezembro do mesmo ano. Está dividida em 5 movimentos e convida-nos a experimentar os ambientes rurais. É uma das mais conhecidas da sua fase romântica.
Foi o primeiro movimento, em forma de sonata, e desperta-nos sentimentos alegres de chegada ao campo. Segue-se o 2ºmovimento, uma cena à beira do regato
E esta viagem no campo continua, com uma dança campestre seguida de uma tempestade, para terminar com um hino de Ação de Graças dos pastores, depois de passada a tempestade
Vamos agora ouvir a Abertura de Coriolano, um trabaho que se destinava inicialmente a acompanhar como música de cena a tragédia Coriolanus escrita pelo dramaturgo austríaco Heinrich Joseph von Collin. Beethoven foi mais além do previsto e acabou por compor uma obra mais intensa que integrou o seu repertório sinfónico. Coriolano é uma das mais célebres aberturas de Beethoven e uma das obras mais representativas do seu estilo heróico.
Sendo uma obra muito extensa, selecionei os temas que me pareceram mais espetaculares da primeira parte, deixando a curiosidade desperta para quem não a conhecendo a procure na íntegra e com ela encha a sua alma.
Playlist:
Orquestra Filarmónica Eslovaca – Allegro Ma Non Troppo
Orquestra Filarmónica Eslovaca – Andante Molto Mosso
Orquestra Filarmónica Eslovaca – Allegro 1
Orquestra Filarmónica Eslovaca – Allegro 2
Orquestra Filarmónica Eslovaca – Alegretto
Orquestra Filarmónica de Londres – Abertura ‘Coriolano’ op. 62
[give_form id=”81006″]
Publicação: Catarina Pereira
Foto(s): Direitos reservados