Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


Campeonato SABSEG: Esmoriz vence e garante permanência; Ovarense vai decidir 2.º lugar na última jornada

Escrito por em 20/05/2024

Com vitórias de Ovarense e Esmoriz na 33.ª e penúltima jornada de Campeonato SABSEG, as decisões finais da elite aveirense estão favoráveis às equipas do concelho de Ovar. Os esmorizenses garantiram mesmo, desde já, a manutenção, vencendo o Canedo na Barrinha por 3-1; já a Ovarense segurou o 2.º lugar, vencendo o Pampilhosa por 2-0, e vai procurar garantir definitivamente a vice-liderança da classificação na próxima semana, em Paços de Brandão.

ESMORIZ CUMPRIU E FESTEJA PERMANÊNCIA

Na época de regresso e tentativa de reafirmação no Campeonato SABSEG, foi na penúltima jornada que o Esmoriz garantiu a tão desejada manutenção. O bom futebol apresentado pelos esmorizenses ao longo da época acabou compensado na Barrinha, diante do Canedo, com mais uma vitória justa (3-1).

A primeira parte do Esmoriz, em particular, mostrou a melhor face da equipa de Pedro Alves. A formação da Barrinha dominou por completo as operações da etapa inicial, chegou ao 3-0 com golos de Pedro Meco, Gabi Ferreira e Gustavo Brenha, e até podia ter marcado mais.

O melhor que o Canedo conseguiu foi apontar um golo de honra, já aos 84′, por intermédio de Carlos Zogbo. A segunda parte trouxe um conjunto de Santa Maria da Feira mais afoito, com o Esmoriz a controlar as incidências do encontro à sombra de uma vantagem muito assinalável.

Com 38 pontos, o Esmoriz não só subiu ao 10.º lugar do SABSEG como fica matematicamente arredado das contas da descida.

A última ronda do campeonato, no próximo domingo, poderá ainda ver a descer Cesarense – praticamente sem hipóteses de “sobreviver” -, Fermentelos, Estarreja, Alba e JuveForce; três destes conjuntos juntar-se-ão ao Mansores, já “condenado”, e cairão para a 1.ª Divisão Distrital.

Para além do Esmoriz, também Bustelo, Fiães e Canedo (que festejou mesmo perdendo na Barrinha) garantiram a manutenção na ronda 33. Para a equipa às ordens de Pedro Alves, o objetivo final passará por ainda alcançar o 9.º lugar, atualmente ocupado pelo Bustelo.

Para isso, o Esmoriz precisa de vencer a aflita JuveForce na última partida de 2023/24 e esperar que o Bustelo – que tem mais um ponto – não vença na receção ao Lobão, que vai fechar o SABSEG com o 7.º lugar.

SC Esmoriz – Pedro Alves
Canedo FC – André Canedo

JUSTA VITÓRIA ALVINEGRA NA DESPEDIDA DE MARMELO E EVERTON

Em Ovar, no Marques da Silva, a tarde de SABSEG trouxe uma exibição agradável da Ovarense, uma vitória justa sobre o Pampilhosa de Cajó (2-0) e uma grande homenagem a Marmelo e Everton, dois veteranos que, em fecho de carreira, fizeram o seu último jogo em casa.

AD Ovarense – Marmelo

No que diz respeito ao futebol jogado, a Ovarense praticamente decidiu o encontro nos primeiros 15 minutos. A entrada trouxe logo o 1-0, com um auto-golo do azarado Arcanjo aos 45 segundos de encontro; Boateng completou o 2-0 com um belo chapéu a punir erro defensivo do Pampilhosa, à passagem do quarto de hora.

A Ovarense fez mais do que o suficiente para marcar mais golos e até apontou mesmo o 3-0 por Julián Cardozo, já na segunda parte, mas o golo seria invalidado – decisão errada do trio de arbitragem. Em jeito de despedida ao Marques da Silva, Everton Silva fez uma exibição fulgurante no ataque e de tudo fez para a coroar com um golo, mas ora esbarrou nos ferros com dois remates aos postes, ora ficou apenas a centímetros do alvo.

Já o Pampilhosa ainda tentou reagir à desvantagem madrugadora mas, embora tenha apresentado vontade nalguns momentos de jogo, apenas criou uma grande chance de golo, à qual Rafael Mónica respondeu com aquela que foi a defesa da tarde.

Vencendo, a Ovarense segurou o 2.º lugar do SABSEG, agora com 67 pontos; já o Paços de Brandão, na perseguição, também cumpriu na visita a Mansores, ganhando por 1-2, e mantém a distância entre os dois em apenas um ponto (66).

Na próxima jornada, a última do campeonato, a Ovarense visita Paços de Brandão para aquele que se espera um jogo eletrizante em casa da Briosa. A equipa às ordens de Tiago Leite foi a grande sensação da temporada e só pensa em vencer para terminar com um histórico apuramento para a Taça de Portugal; já a Ovarense procura cumprir o último objetivo da época, depois de gorada a subida e a presença na final da Taça de Aveiro: um 2.º lugar que pode oferecer aos alvinegros um prémio para uma temporada atribulada, mas onde conseguiram fazer sonhar os seus adeptos.

AD Ovarense – Christian Castillo
FC Pampilhosa – Cajó

[give_form id=”81006″]


Imagem: Direitos Reservados
Texto: Pedro Silva


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *