Faixa Atual

Título

Artista

Atual

AV Despertar

06:00 08:00

Atual

AV Despertar

06:00 08:00


Centro de Informação Antivenenos do INEM aumentou atividade com mais de 27 mil telefonemas em 2023

Escrito por em 22/05/2024

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) divulgou, recentemente, que o Centro de Informação Antivenenos (CIAV) registou um aumento significativo de atividade em 2023, tendo recebido mais de 27 mil chamadas.
Este serviço, vital para lidar com situações de exposição humana a substâncias tóxicas, adiantou que 34,3% das chamadas estavam relacionadas com crianças, sendo que mais de metade destas tinha menos de 5 anos de idade.

Dos mais de 27 mil contatos, a grande maioria (94%) estava relacionada com a exposição a pelo menos uma substância tóxica. As restantes chamadas abordaram questões diversas, desde solicitações de informações até à emissão de pareceres técnicos.

De acordo com o INEM, em mais da metade dos casos (51,5%), os sintomas já estavam presentes no momento do contato com o CIAV. No entanto, graças ao aconselhamento fornecido, 44,7% das situações foram controladas no local, evitando o recurso a uma Unidade de Saúde.

As estatísticas também destacam a variedade de circunstâncias que levaram à exposição a substâncias tóxicas.
Mais de 10 mil casos reportaram uma exposição intencional, ocorrendo principalmente em adultos do sexo feminino entre 20 e 49 anos. Aproximadamente 20% dos incidentes foram atribuídos ao “erro terapêutico”, traduzido por dose incorreta, via de administração incorreta, administração à pessoa errada ou administração do fármaco errado, que afetou principalmente pessoas com mais de 70 anos. Relativamente à faixa etária entre o 1 e os 4 anos de idade, os registos demostram que a grande maioria das exposições foram acidentais.

O CIAV é o único centro de intoxicações existente em Portugal, disponível através do número telefónico gratuito 800 250 250, 24 horas por dia, todos os dias do ano.

[give_form id=”81006″]


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *