Época balnear arranca este sábado nas praias de Ovar
Escrito por AVfm em 06/06/2024
Em 2024, a época balnear integra 595 praias de banho, com vigilância e assistência asseguradas por nadadores-salvadores. No total, são 664 águas balneares identificadas, mais 6 do que em 2023.
À semelhança de anos anteriores, a abertura da época balnear é progressiva. Havendo praias do Algarve e dos arquipélagos em época balnear desde o primeiro dia de maio, a grande maioria das águas balneares do centro e sul do país entrou no passado sábado. Já a zona norte entra em época balnear a 15 de junho.
No concelho vareiro, a época balnear decorre de 8 de junho a 15 de setembro.
Em Ovar, as praias do Furadouro e de Esmoriz contam com equipas permanentes das corporações dos Bombeiros Voluntários do concelho, apoiados por veículos de socorro, todos os dias da época balnear, das 9h30 às 19h30.
O website e a aplicação Info Praia vão continuar disponíveis, onde se pode consultar várias informações sobre o estado das praias, como a qualidade e temperatura da água, as horas das marés, os níveis de ocupação e os equipamentos e serviços disponíveis em cada uma.
Conheça os Galardões das Praias de Ovar:
Bandeira Azul
Esmoriz, Cortegaça, São Pedro de Maceda e Furadouro
Em 2024, as praias de Esmoriz, Cortegaça, São Pedro de Maceda e Furadouro irão hastear a Bandeira Azul, a qual promove e reconhece o desenvolvimento sustentável das áreas costeiras, fluviais e lagos, desafiando a implementação de padrões de excelência.
A sua atribuição depende do cumprimento de critérios obrigatórios, que estão divididos em “Informação e educação ambiental”, “Qualidade da água”, “Gestão ambiental e equipamentos” e “Segurança e serviços”.
Bandeira Qualidade de Ouro
Furadouro e Torrão do Lameiro
Furadouro e Torrão do Lameiro irão ostentar, nesta época balnear, o galardão “Qualidade de Ouro”, o qual está diretamente relacionado com a qualidade das águas balneares.
Da responsabilidade da associação ambientalista Quercus, a sua atribuição realça a qualidade exemplar da água, sendo considerado o cumprimento dos padrões de qualidade nas cinco últimas épocas balneares e necessário apresentar, nas análises da última época balnear, valores melhores do que os predefinidos.
Bandeira Praia Acessível
Por atribuir, mas…
A Bandeira “Praia Acessível” pretende promover o acesso à praia a toda a comunidade, sem exceções. Para isso, a existência de equipamentos para banhos, estacionamento, passeios e percursos para pessoas com mobilidade reduzida é uma mais-valia recomendada.
A atribuição desta bandeira ainda está em fase de concurso.
Para já, confirma-se que a praia de Esmoriz continuará a estar equipada com cadeira anfíbia, permitindo que utentes com mobilidade reduzida possam usufruir de um banho salgado.
[give_form id=”81006″]