Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


Uma aventura inesquecível de 1600 kms! António Palavra é 3.º no Yukon 1000

Escrito por em 22/07/2024

Yukon 1000, a prova mais dura e mais longa do mundo em kayak.” É assim que a prova é descrita pelos seus participantes, mas nem isso impediu António Palavra, atleta do Clube de Canoagem de Ovar, de partir à aventura. Em conjunto com Luís Vieira (SC Aveiro), chegaram ao fim de uma maratona de 6 dias no 3.º lugar e com muitas memórias para não mais esquecer.

6 dias, 10 horas e 50 minutos foi o quanto os canoístas António Palavra (CCO) e Luís Vieira (SCA) estiveram em prova. Representando a “NAMOR Yukon1000”, os dois mantiveram o terceiro posto da prova durante vários quilómetros, sendo superados apenas por duas embarcações, uma neozelandeza e outra norte-americana.

No gigante percurso entre o o Canadá e o Alasca, o pequeno kayak da dupla portuguesa foi utilizado a uma média de 18 horas por dia. Palavra e Vieira foram levados ao extremo, num desafio físico e mental que, a julgar pelo resultado, pelas adversidades ultrapassadas e pelas memórias que ficam para o futuro, compensou em larga escala.

“Sempre dissemos que viríamos ao Yukon1000 para competir. Fizemos tudo o que estava ao nosso alcance para nos prepararmos para uma prova que não conhecíamos e acima de tudo com características novas para nós, como a ausência total de suporte externo.”

“Entre muitos momentos desafiantes da prova realçamos a privação de sono (dormimos 4 horas por dia) e a dificuldade em remar nos últimos 2 dias, mais de 20 horas com vento forte e constante de frente, na famosa zona dos flats, onde um rios se espalha por canais que chegam a ter mais de 1500 metros de largura.” Um testemunho que pode ler-se, em formato de resumo, na página que acompanhou a prestação dos portugueses.”

Também nas suas redes sociais, o Clube de Canoagem de Ovar fez menção à prestação do seu atleta, António Palavra. “Épico! Parabéns, Campeões, por este feito histórico”, pode ler-se na publicação.

[give_form id=”81006″]


Imagem: Direitos Reservados
Texto: Pedro Silva


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *