Ovar recebeu três prémios de excelência autárquica em congresso nacional
Escrito por AVfm em 07/10/2024
O II Congresso da Cidade Social condecorou o Município de Ovar com três prémios de excelência autárquica nas áreas da educação e ação social, nomeadamente o “Faz-te às Férias”, o “Tribo Terra” e o “Cidade Amiga das Crianças”.
O evento, que decorreu a 25 de setembro no Europarque, em Santa Maria da Feira, assumiu-se como um espaço de partilha e debate sobre as mais recentes tendências e desafios da gestão autárquica no país, promovendo a troca de ideias e a construção de soluções para um futuro mais próspero e inclusivo.
A vereadora Ana Cunha, com pelouro do Desenvolvimento Social, destacou o “trabalho que o Município de Ovar tem desenvolvido”. Além do reconhecimento, o galardão representa também uma responsabilidade acrescida em dar continuidade às políticas públicas que contribuem para o bem-estar das comunidades e qualidade de vida dos cidadãos.
De acordo com Ana Cunha, os projetos reconhecidos “visam colocar as crianças no centro da gestão autárquica, dando-lhes ferramentas para crescer de forma saudável e informada, proporcionando-lhes oportunidades diferenciadoras e munindo-as de competências para abraçarem o futuro”.
O “Faz-te às Férias” é um programa municipal de ocupação de tempos livres destinado a alunos do pré-escolar, 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico e engloba um conjunto de atividades lúdico-pedagógicas, culturais, desportivas, científicas e artísticas, entre outras.
O programa “Tribo Terra” é inspirado na abordagem Forest School que pretende conectar as crianças à Natureza, através de experiências de descoberta e aprendizagem em ambiente florestal, estimulando o sentido de pertença, autoestima e criatividade.
A iniciativa “Cidade Amiga das Crianças”, da UNICEF, reconhece a prática de políticas, a criação de programas e a definição de orçamentos que assegurem os direitos dos cidadãos mais jovens.
O Prémio de Excelência Autárquica reconhece a importância das políticas públicas implementadas pelos municípios que melhoram a qualidade de vida da população e proporcionam um desenvolvimento sustentável dos territórios. Simultaneamente, está em curso um Observatório da Dinâmica das Autarquias Portuguesas que permitirá monitorizar e partilhar as boas práticas identificadas, incentivando um ambiente de colaboração entre autarquias.
[give_form id=”81006″]