Campeonato SABSEG: Ovarense destrona Florgrade; Dérbi ficou apenas decidido nos últimos 10 minutos
Escrito por AVfm em 25/11/2024
A dança das cadeiras continua. Graças a um escaldante dérbi concelhio entre Ovarense e Florgrade, há novo líder do Campeonato SABSEG e uma remodelação no pódio da prova. Os alvinegros bateram os corticeiros na 12.ª jornada (2-1) e continuam a fazer do Marques da Silva uma fortaleza impenetrável.
OVARENSE É VICE, FLORGRADE CAIU DUAS POSIÇÕES
Um jogo onde a competitividade e o futebol bem praticado foi privilegiado. Ovarense e Florgrade mediram forças naquele que terá sido, até ao momento, o jogo que gerou mais expetativa no Campeonato SABSEG. Os corticeiros, que chegavam líderes ao Estádio Marques da Silva, acabaram derrotados, caíram ao 3.º lugar; a Ovarense, demolidora nos duelos em casa, aproveitou a deixa para subir ao 2.º; já o Espinho, que venceu o seu encontro diante do Relâmpago Nogueirense (1-0), é agora (e novamente) o líder do SABSEG.
Num encontro marcado pelo equilíbrio, a Ovarense foi quem fez a festa primeiro. Maurício apontou, aos 35′, o 1-0, convertendo uma grande penalidade. O rumo do encontro poderia dar elã aos alvinegros, mas Florgrade soube sempre manter a serenidade do seu futebol… e acabou recompensada.
Aos 53′, já na segunda parte, o inevitável Basit Ahmed fez o empate no dérbi. Tiago Jogo e Pedro Sancho carboravam no meio-campo e a Florgrade parecia novamente dentro da luta pelos 3 pontos. Só não conseguiu mesmo aguentar com uma Ovarense empurrada pelos seus adeptos na última fase do encontro.
Também impulsionada pelas nuances táticas aplicadas por Ricardo Maia – que lançou Luís Fellipe e Gildo no encontro, ambos entraram bem -, a Ovarense avançou para a vitória com resiliência e postura batalhadora. O 2-1, que chegou aos 83′, é sintomático disso mesmo: um ligeiro desvio de Gildo, na sequência de um canto, que gerou um auto-golo e soltou uma invasão de campo por parte de jogadores e equipa técnica da Ovarense, em puro festejo.
Tika viria a ser eleito MVP Rádio AVfm do encontro. Mais uma vez, a exibição do avançado alvinegro foi desconcertante, com destaque para a capacidade assinalável de ferir a defesa da Florgrade em bolas lançadas na profundidade.
AD Ovarense – Ricardo Maia
Florgrade FC – Hélder Castro
Com mais uma vitória no Marques da Silva, a Ovarense subiu ao 2.º lugar do Campeonato SABSEG. A formação alvinegra tem 28 pontos no campeonato – menos que o Espinho – e soma já 6 vitórias (em 6 jogos) dentro de portas, esta época. Em casa, a última derrota da Ovarense remonta mesmo a Março de 2023, quando perdeu para o SABSEG 22/23 (precisamente) diante da Florgrade (1-3).
Já do lado corticeiro, uma derrota implica a queda do 1.º para o 3.º lugar da classificação. A Florgrade voltou a claudicar contra adversários diretos – como já acontecera quando recebeu o Espinho em Cortegaça – e tem agora de recuperar terreno para os principais rivais. Soma 27 pontos.
Na próxima jornada, a Ovarense desloca-se a Canedo, casa do atual 15.º. Já a Florgrade regressa ao seu Buçaquinho para receber, num duro teste, a formação sensação do campeonato, a JuveForce (4.º).
ESMORIZ “COLOCOU-SE A JEITO”
Um Esmoriz mandão e com melhores dados estatísticos não chegou para levar de vencida o Bustelo, no Estádio Barrinha. A formação esmorizense até esteve a vencer até aos 90+4′, mas acabou por ceder a divisão de pontos num dos últimos lances do encontro (2-2).
O Bustelo, que até esteve na frente do marcador graças a um impressionante golo de Luís Buena (ex-S. Vicente Pereira) do meio campo – um chapéu oportuno a aproveitar o vento a favor -, acabou por ceder a iniciativa de jogo ao Esmoriz. Estes até tiveram algumas dificuldades para criar lances de perigo no primeiro tempo, mas acabaram por justificar a reviravolta na etapa complementar.
Wesley Santos foi o homem golo dos da Barrinha, chegando ao bis com tentos apontados aos 54′ e aos 73′. Gabi Ferreira e Lekan Oyedele também ajudaram à festa de futebol ofensivo, em mais uma exibição que deixou boas indicações.
O Esmoriz teve o 3-1 nas mãos, mas nunca o agarrou definitvamente. “Colocou-se a jeito” e acabou a sofrer as consequências. Ao cair do pano, Daniel Santos aproveitou um lance de confusão na grande área e resgatou um ponto para o Bustelo. Um prémio para a garra dos visitantes ao longo de todo o encontro.
SC Esmoriz – Vítor Ferro
SC Bustelo – João Machado
Mesmo empatando, o Esmoriz beneficiou da derrota do Paços de Brandão para ascender ao 5.º lugar. Nem tudo foi mau numa jornada onde a vitória esteve perto, mas acabou por fugir aos Guerreiros da Barrinha de uma forma que… começa a ser hábito. São já várias as situações em que o Esmoriz perde pontos e/ou jogos nos últimos momentos.
Na próxima jornada, a 13.ª do SABSEG, o Esmoriz viaja até Albergaria para defrontar o Alba. Um jogo onde tenta dar seguimento a uma série que já vai em 4 jogos consecutivos sempre a amealhar pontos.
[give_form id=”81006″]
Imagem: Direitos Reservados
Texto: Pedro Silva