Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


Campeonato SABSEG: Ninguém cede terreno; reposição da 3.ª jornada trouxe vitórias para Ovarense e Florgrade

Escrito por em 23/12/2024

Está reposta a 3.ª jornada do Campeonato SABSEG… e o saldo cifra-se em vitórias para Ovarense, Florgrade e Esmoriz. O trio de concelhios da elite distrital cumpriu nos seus compromissos – a Florgrade foi a jogo mais cedo e venceu em Bustelo; a Ovarense repetiu o desempenho dos corticeiros e triunfou em Oliveira do Bairro; e o Esmoriz, em receção ao Cucujães, também não ficou atrás.

OVARENSE E BOLAS PARADAS OUTRA VEZ DE MÃOS DADAS

No topo do Campeonato SABSEG pela primeira vez esta época, a Ovarense entrava em Oliveira do Bairro com um virtual 2.º lugar por força da vitória, no dia anterior, da Florgrade. Perante um dos lanternas vermelhas do campeonato, os vareiros sentiram dificuldades acrescidas, mas acabaram a cumprir o essencial: um triunfo de 2-3.

Destaque para novo desempenho de alto nível nas bolas paradas ofensivas. Tal como no dérbi perante o Espinho da semana anterior, a Ovarense voltou a marcar por duas vezes na sequência de pontapés de canto e, novamente, com os seus defesas centrais em evidência.

Diego Tavares voltou mesmo a marcar pela segunda jornada consecutiva, desta feita não de cabeça mas sim com um desvio com o pé. O central abriu o ativo aos 9′ e deu o mote para mais 3 pontos para os alvinegros.

Ainda assim, a Ovarense encontrou pela frente um Oliveira do Bairro destemido e a responder (quase) sempre da melhor maneira à adversidade. Rafael Cruz restabeleceu a igualdade aos 32′, resultado que se verificava ao intervalo.

Mas os cantos voltariam a dar frutos para a Ovarense e, Nuno Martins, aos 51′, faria o 1-2. Um jogo louco nesta fase, pois Mica encarregou-se de dar novamente o um inesperado equilíbrio à balança, apontando o 2-2.

A Ovarense teve de recorrer ao seu melhor futebol ofensivo para voltar outra vez à dianteira. Já com Joseph Shaqkeem em campo – boa entrada do atleta trinitário – foi mesmo Tika quem apontou o 3-2 final, um tento que, quase algo inovador, surgiu… de bola corrida.

A Ovarense venceu com justiça na Bairrada, não se livrando de um belo susto. Embora tenha estado ao seu nível em termos ofensivos, acabou por ser permissiva na guarda da sua baliza, algo pouco habitual no seu registo e ainda mais nas últimas jornadas, onde estava há 3 jogos sem sofrer qualquer golo.

Com um Natal no 1.º lugar, a Ovarense pensa agora em fechar 2024 na liderança do SABSEG. Para isso, quererá vencer o Pampilhosa no próximo domingo, 29 de dezembro, no regresso ao Estádio Marques da Silva. Um jogo diante do atual 15.º da classificação.

FLORGRADE SEMPRE NO CONTROLO NA QUINTA DO COVO

Num campo onde outros emblemas fortes do Campeonato já sentiram dificuldades esta época – incluíndo a Ovarense – a Florgrade passou com distinção. Em casa do Bustelo, os corticeiros venceram justamente por 0-3, não dando grande aso a surpresas.

A Florgrade entrou em campo no sábado, primeiro que Ovarense e Espinho, os seus principais rivais na luta pela subida e título distrital. E cedo mostrou ao que vinha: o objetivo passava por vencer e pressionar as contas da jornada de domingo.

Fábio Vieira e Luka Oliveira, dois dos grandes destaques do encontro, acabaram mesmo por materializar o domínio do emblema do concelho de Ovar. Fábio Vieira foi mesmo MVP Rádio AVfm do encontro, com dois golos apontados, aos 12′ e 90+2′; já Luka Oliveira fez, pelo meio, o 2-0, aos 52′.

O vice-líder venceu calmamente numa jornada onde ninguém cedeu terreno. Mesmo entrando mais tarde em campo, a Ovarense e o Espinho também saíram a sorrir dos seus compromissos. As contas de campeonato permanecem, portanto, inalteradas – Ovarense soma 40 pontos, Florgrade 39 e Espinho 38.

Na próxima jornada, a Florgrade visista Paços de Brandão. Um duelo teoricamente complicado para a turma às ordens de Hélder Castro, que enfrenta o atual 5.º classificado do campeonato e logo em sua casa.

ESMORIZ VENCEU E ATÉ CONVENCEU

Em receção ao último, o Cucujães, o Esmoriz foi sempre capaz de criar calafrios ao seu adversário, marcou 3 e podia ter feito mais. O resultado final de 3-1 a favor dos Guerreiros da Barrinha oferece 3 justos pontos ao conjunto do concelho de Ovar, antes do Natal.

Aproveitando a instabilidade anímica do Cucujães – que viu a saída do seu ex-técnico, Tiago Barroqueiro, consumar-se a meio da semana -, o Esmoriz entrou forte no encontro e cedo festejou o 1-0. Wesley Santos marcou aos 7′ e começou por materializar um de vários lances positivos dos esmorizenses em zona ofensiva.

Gabi Fereira seguiu-lhe as pisadas aos 21′, deixando a turma de Pedro Alves a vencer por 2-0. Gabi Ferreira que, de resto, até podia ter saído da reposição da 3.ª jornada com um score histórico para si… dispôs de várias chances e podia mesmo ter feito um hat-trick no Estádio da Barrinha.

Com o controlo das operações, e apesar da reação interessante do Cucujães (mas sempre com debelidades defensivas à mistura), o Esmoriz ainda foi a tempo de fazer o 3-0. Com uma grande penalidade conquistada por Gabi Ferreira, Hudson Filipe até falhou na primeira vaga, mas acabou por faturar na recarga. 3-0 aos 64′.

O Cucujães responderia de pronto, aos 66′, com Jonathan Oliveira a reduzir. Muito pouco para ameaça o triunfo esmorizense, mais ainda porque a qualidade de jogo dos últimos 20 diminuiu bastante, muito por força de várias quezílias entre atletas e muitas interrupções ao encontro proporcionadas pelo trio de arbitragem.

O Esmoriz regressou aos triunfos e vai passar a consoada no 6.º lugar, à espreita do 5.º, objetivo da época e atualmente ocupado pelo Paços de Brandão. Na próxima jornada, no dia 29, continua a atuar dentro de portas, recebendo o Canedo para a 16.ª ronda do SABSEG.

[give_form id=”81006″]


Imagem: Direitos Reservados
Texto: Pedro Silva


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *