Faixa Atual

Título

Artista

Atual

LiveSet Radioshow

00:00 02:00

Atual

LiveSet Radioshow

00:00 02:00


Ovarense navegou à bolina do líder Benfica, mas «morreu na praia» do prolongamento

Escrito por em 22/02/2018

No sábado passado, a Arena Dolce Vita vestiu-se de alvinegro para apoiar a sua Ovarense Dolce Vita. A formação de Nuno Manarte recebeu o líder da LPB Placard, SL Benfica, e bateu-se como um grande do basquetebol nacional nesta que foi uma partida referente à 19ª jornada.

O jogo foi extremamente disputado e teve mesmo de ser decidido num prolongamento, após um empate de 62-62 no tempo regulamentar. Aí, o Benfica conseguiu ficar um ponto acima da Ovarense e triunfou por 74-73. A Ovarense jogou à bolina e contra o vento de um apetrechado Benfica. Mas «morreu na praia» depois de realizar uma exibição de encher o olho.


É certo que os vareiros estão num dos seus melhores momentos da temporada. Antes da partida contra os encarnados, a Ovarense tinha registado vitórias em 5 dos seus últimos 6 encontros – apenas perdeu contra a UD Oliveirense.

Por isso, o Benfica estava sobreavisado para o poderio do adversário que ia encontrar em Ovar e teria atenções redobradas a Will Perry, Jermel Kennedy e Ervin Mitchell. Os primeiros dois pela forma extraordinário com que se têm apresentado jogo após jogo; o terceiro porque é o mais recente reforço da Ovarense e promete ser um dos destaques da parte final da temporada.

Ervin Mitchell até esteve apagado dentro da quadra. O norte americano apresentou-se nervoso e claudicou na hora de atirar ao cesto. Por seu turno, Jermel Kennedy e (principalmente) Will Perry voltaram a ser destaques pela positiva. O base da Ovarense foi mesmo o melhor atleta da casa na partida, somando 26 pontos e 3 ressaltos. Apenas foi superado por Nuno Oliveira, do Benfica, que registou 19 pontos, 7 ressaltos e 4 assistências.


Tudo somado, e acrescentando ainda as boas exibições de André Pinto e Cristóvão Cordeiro, a Ovarense jogou cara a cara com o rival de Lisboa e entrou no primeiro período pronta a liderar o marcador. Só que, depois de uns primeiros 10 minutos arrebatadores, onde os vareiros acabaram a liderar por 20-16, o segundo parcial foi de menor fulgor. A percentagem de concretização baixou imenso para os comandados de Nuno Manarte e foi o Benfica quem tomou a dianteira, registando um 30-27 ao descanso.

A segunda parte teve uma Ovarense em crescendo e o 4º período foi o mais emocionante da partida. Graças a um grande nível de basquetebol apresentado, a Ovarense esteve com o «pássaro na mão» e uma vantagem que podia antever o triunfo quando o relógio se aproximava do final. No entanto, depois de um time out do técnico encarnado, José Ricardo, o rumo dos acontecimentos alterou-se: primeiro com um triplo convertido por Nicolas Santos e, depois, com o empate alcançado em cima do buzzer.

Era obrigatória jogar um prolongamento e, aí, parecia que o Benfica vinha com outro andamento. Os líderes cavaram uma vantagem preciosa mas, da mesma forma que tinham recuperado na parte final do tempo regulamentar, deixaram a Ovarense crescer e chegar à discussão do encontro na fase final dos 5 minutos extra.


Só que, qual déjà vu, Nicolas Santos voltou a somar um triplo na fase crucial do encontro e deu alguma solidez à vantagem do Benfica. Certo é que, na última posse de bola do jogo, era a Ovarense quem estava em transição ofensiva. A perder por 74-73, bastava um cesto para que os vareiros triunfassem.

Jermel Kennedy foi o homem escolhido para, já na área restritiva, subir às alturas e tentar a conversão. Os milésimos de segundo em que a bola parecia poder entrar foram vivido em super slow motion. Mas, para azar dos vareiros, o esférico ficou-se pelo aro, rondou a vitória, mas negou a festa à Ovarense.

Pedro Silva foi o repórter da Rádio AVfm no local. Ouça as declarações dos técnicos:

  • Declarações Ovarense DV | Nuno Manarte:

 

  • Declarações SL Benfica | José Ricardo:

Com este resultado, a Ovarense ocupa o 7º lugar da classificação geral e está a apenas 1 ponto do 5º e 6º, CAB Madeira e Illiabum. Nas contas do campeonato, e  para ultrapassar os rivais diretos da tabela, a Ovarense terá de fazer mossa sobre o FC Porto, no próximo dia 1 de Março. O desafio jogar-se-á no Dragão Caixa e, na mesma jornada, o CAB defrontará o Terceira Basket e o Illiabum desloca-se a Guimarães.

Faltam apenas 3 jogos para que se feche a fase regular. A Ovarense terminará o seu calendário a 10 de Março, dia em que visitará o reduto dos madeirenses do CAB. Um jogo que promete ser crucial nas ambições vareiras e que estão balizadas no 6º lugar e consequência passagem direta aos playoffs de campeão nacional.


FICHA DE JOGO

Ovarense DV: Cristóvão Cordeiro (7 pontos), João Grosso (8 pontos), Will Perry (26 pontos), José Miranda, Jermel Kennedy (10 pontos). Jogaram ainda: Ervin Mitchell (6 pontos), Pedro Oliveira (2 pontos), Pedro Pinto (2 pontos), Emanuel Sá (2 pontos), André Pinto (6 pontos), João Fernandes (4 pontos).

SL Benfica: José Silva (3 pontos), Nuno Oliveira (19 pontos), João Soares (7 pontos), Carlos Andrade (4 pontos), Raven Barber (16 pontos). Jogaram ainda: Aljaz Slutej (2 pontos), Carlos Morais (6 pontos), Cláudio Fonseca (6 pontos), Tomás Barroso (6 pontos), Nicolas Santos (7 pontos).


Fotos: Luís Filipe Silva
Texto: Pedro Silva
Áudio: Jaime Valente


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *