Mais fotografia e pintura nas paredes do «Museu de Ovar»

Por em 19/04/2018

O «Museu de Ovar» teve casa cheia na tarde do passado Sábado. A inauguração de mais três exposições foi o mote e o fio condutor de uma programação arrojada da instituição vareira, que tem apostado na diversidade e na qualidade das iniciativas que se vão sucedendo. Com alguma coragem e muita dedicação!
A afluência para lá do habitual justificou-se, também pelo facto de duas das mostras serem de autoria de vareiros. Falamos das exposições de fotografia, de José Eduardo Elvas e de António Dias, que preenchem as salas do primeiro andar do edifício do «Museu de Ovar», podendo ser visitadas até ao próximo dia 5 de Maio.
A cereja no topo do bolo seria a abertura ao público da exposição de pintura de Rodrigo Costa, consagrado artista com origens em Vila Nova de Gaia; cujo trabalho pode ser visitado no rés-do-chão, na Sala dos Fundadores, até 12 de Maio!

O programa iniciar-se-ia pelo destaque ao trabalho fotográfico de José Eduardo Elvas. Vareiro de gema e homem do atletismo durante toda a vida, viu-se arredado das corridas por questões de saúde. Trocou o passo acelerado pelas caminhadas e começou a fazer-se acompanhar pela máquina fotográfica. Passeando pelas matas da nossa região foi encontrando muitos modelos naturais para os seus disparos, sobretudo cogumelos; que estiveram para ser os protagonistas da sua mostra. Recusa ser classificado como fotógrafo e mostra-se satisfeito porque hoje já se cruza com mais pessoas nas matas por onde continua a caminhar. E a fotografar.
«Olhares» é o título da sua exposição, composta sobretudo por imagens da natureza que tão bem conhece e que, adivinhamos, é o seu psicólogo de serviço!

Após uma breve passagem para a sala ao lado, foi a vez de António Dias ver a sua exposição inaugurada. Não sendo fotógrafo de profissão, o Valeguense é-o por paixão. Sente-se no foto-jornalismo como o peixe na água e é isso mesmo que mostra nas paredes do «Museu de Ovar». Momentos captados ao longo dos muitos trabalhos que faz, maioritariamente obtidos em Válega, Freguesia que muito lhe diz e em Ovar; mas não só. Foi com alguma emoção na voz que agradeceu às pessoas que lhe deram força e condições para que a exposição se tornasse uma realidade quando, após doença prolongada que o levou a estar entre a vida e a morte recomeçou a sua vida normal.
Cumpre-nos aqui deixar uma nota de apoio e de reconhecimento ao António Dias. Há anos que ele faz fotografia para a Rádio AVfm. Os seus trabalhos muito têm contribuido para a nossa visibilidade e haveria mesmo muitas reportagens que não teriam sido possíveis sem a sua dedicação, disponibilidade e saber!
Sem título, porque não saberia como lhe chamar, a sua exposição ilustra a vida, através de instantâneos captados em inúmeras situações, seja em eventos ou mesmo no dia-a-dia!

Chegou então o momento de descermos ao rés-do-chão, onde a porta da Sala dos Fundadores se abriu e foi possível olhar pela primeira vez para as telas coloridas por Rodrigo Costa aí expostas. «Entre a síntese e o detalhe» reúne trabalhos que são, por vezes, «os quadros dentro do quadro, a pintura das pinturas ou, então, simples objetos comuns». O artista, enquanto pintor, encontra a ordem naquilo que a maior parte das pessoas vê como caos. Na desarrumação descobre composições de que tira partido!
Rodrigo Costa desenvolveu durante vinte anos atividade profissional como desenhador gráfico. Dedicou-se à carreira de pintor desde 1990, tendo o «Curso Geral de Artes Visuais» da «Escola de Artes Decorativas de Soares dos Reis». Paralelamente à exposição irá desenvolver outras iniciativas no «Museu de Ovar», nomeadamente um Workshop, a 21 de Abril, dedicado ao tema figura; com modelo natural, usando a técnica de misturar aguarela e pastel seco sobre papel. Será ainda o convidado de Carlos Nuno Granja, para mais uma «conversa útil», a acontecer a 28 de Abril, em jeito de fecho da sua passagem por Ovar; privilegiando e promovendo através dos seus trabalhos o estímulo ao diálogo, pois «nenhuma pergunta é inoportuna, quando se quer saber»!

Veja a galeria fotográfica das inaugurações:

 


Ligações úteis

Museu de Ovar
Community Museum
Web Site

A. Dias Foto
Photographer

Válega Online
Community

 


Fotos: Francisco Valente e Jaime Valente
Texto: Jaime Valente

 

 


Opinião dos leitores

Deixa um comentário

O teu e-mail não será divulgado. Obrigatório*


Continuar a ler

AVfm

A sua nova rádio de sempre

A passar agora
TITLE
ARTIST