Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Canções de Abril

14:00 15:00

Atual

Canções de Abril

14:00 15:00


Esmoriz GC consagrado na recepção ao VC Viana no jogo final da época

Escrito por em 27/04/2018

Com casa modesta, antevia-se um jogo tranquilo de um Esmoriz Ginásio Clube,  com a manutenção selada, frente a um Voleibol Clube de Viana que se encontrava numa fase negativa de 4 desaires consecutivos e com várias baixas no plantel.

Num jogo que deixou sempre a nítida sensação de superioridade dos vareiros, os atletas de Bruno Lima ainda assustaram no terceiro set, e concederam a vitória aos forasteiros. No entanto, rapidamente corrigiram a sua atitude num 4º e último parcial forte e que acabou por fechar a vitória para os da casa.

Com a vitória de 3-1 (25-18; 25-21; 22-25; 25-22), os esmorizenses confirmaram o triunfo na Série dos Últimos e conquistaram o nono lugar na principal divisão nacional do voleibol. Já os vianenses, em mera gestão, sabiam que o mais importante era garantir a maior força possível para o playoff de manutenção com o segundo classificado da 2ª divisão e encararam a partida como um «treino» para essa decisão.

Mas antes de avaliarmos os diferentes momentos do jogo, comecemos anteriormente pelas constituições iniciais das equipas…

Do lado dos da casa, Bruno Lima decidiu manter a estrutura habitual e alinhou de início com Bruno Gonçalves, Zé Pedro, André Rosa, Ricardo Alvar, Mário Fortes, Paulo Gomes e, na rotação a que nos habitou, com os líberos Diogo Neto e Pedro Ribeiro.

Já Ricardo Lima, técnico visitante, dadas as poucas opções que tinha no seu banco, optou por lançar para dentro de campo Wanderson, Rafael Cavalcanti, Nuno Silva, Renan Ribeiro, Nuno Teixeira, Calaça e o líbero João Santos.

O primeiro set mostrou um Esmoriz cheio de confiança, entrando logo com uma vantagem de 8-3 muito sustentada nas falhas da recepção dos vianenses. Ricardo Lima foi obrigado a pedir descontos quase sucessivos e que até trouxeram pequenas reacções, mas sempre demasiado curtas. No lado do EGC, até deu para uma substituição tripla nos últimos pontos, o que permitiu as entradas de David Marques, Pimpão e Eduardo Santos. Face a esta boa entrada dos esmorizenses, o resultado final não poderia ter deixado de ser o mais desequilibrado (25-18).

No segundo set, o Viana, já sem Calaça por opção técnica e com Christian em campo, começou a dar sinais de querer reagir. Aos poucos, foi mantendo uma vantagem de dois pontos até aos 12-14 e conseguiu manter a dianteira no parcial até este igualar a 16-16. A partir desse momento, o EGC conseguiu uma vantagem de 4 pontos, muito à custa de um serviço bem focado e de algumas boas trocas de bola, e que acabou por selar a vitória caseira nesse set por 25-21.

No terceiro set, o Viana surgiu mais acutilante e construiu uma vantagem bem gerida. Wnaderson foi para o serviço e, com uma pancada forte que colocou em cheque a receção do Esmoriz GC, deixou os vianenenses a vencer por 4 pontos. À saída de um desconto de Bruno Lima, o Esmoriz voltou a colar-se nos 21-21 mas, no entanto, num movimento idêntico, o Viana voltou a pressionar e acabou mesmo por «roubar» esse set pelo parcial de 22-25.

Quando já cheirava a problemas para o Esmoriz, a verdade é que os comandados de Bruno Lima voltaram a readquirir a concentração e, depois de uns primeiros pontos equilibrados, dispararam no marcador para uma esclarecedora vantagem de 12 pontos no quarto parcial. Deu inclusivamente para, com este conforto no marcador, voltar a fazer reentrar a tripla que entrara no primeiro set. O único senão foi o facto de Eduardo Santos não ter entrado tão bem como no ante e  ter acabado substituído novamente por André Rosa depois de ter falhado ataques consecutivos e permitido uma reaproximação comprometedora do adversário. O resultado do último set (25-22) acabou por não espelhar a verdadeira diferença entre ambas as formações.

Helder Ferreira foi o repórter da Rádio AVfm no local. Ouça as declarações dos técnicos:

  • Declarações Esmoriz GC | Bruno Lima:

 

  • Declarações VC Viana | Ricardo Lima:

 

Terminou assim a época para a formação da Barrinha, que ambicionava voos mais altos na tabela classificativa mas, dadas as circunstâncias, acabou com a nota positiva de ter liderado a Série dos Últimos. Já ao Viana, que irá à estar na máxima força em pouco tempo, resta-lhe tentar confirmar a presença na I Divisão do próximo ano no playoff frente ao Madalena.

 


Fotos: Helder Ferreira 
Texto: Helder Ferreira
Áudio: Jaime Valente


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *