Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


AD Ovarense perde frente ao SC Braga mas mostra estar viva na Liga BPI

Escrito por em 25/09/2018

Se é verdade que a AD Ovarense sofreu, com o desaire frente ao SC Braga por 4-1, a segunda derrota consecutiva na Liga BPI (na primeira jornada perderam por 7-0 frente ao Sporting CP), também é verdade que já defrontou os dois tubarões nacionais e pode agora virar-se para jogos contra adversários mais acessíveis. Como referiu Paulo Campino à Rádio AVfm no rescaldo da partida perante as bracarenses, «o campeonato começa agora».

Ainda assim, e apesar de não ter somado qualquer ponto, as alvinegras conseguiram fazer história: Betinha, ao minuto 61, fez o primeiro golo da Ovarense no principal escalão do futebol feminino nacional.

O Braga dominou ao longo dos 90 minutos, com destaque para um primeiro tempo onde raramente permitiu situações ofensivas às vareiras. Aos 10′, Vanessa cabeceou para uma sublime intervenção de Lara Sousa. A guarda redes vareira começou aí uma exibição muito segura e certamente uma das melhores que efetuou ao serviço da Ovarense.

No entanto, a muralha vareira acabaria por cair ao minuto 28. Regina cobrou um canto no lado direito e foi Francisca que saltou mais alto e acabou por abrir o marcador em Ovar. E, como um mal nunca vem só, 4 minutos depois, as bracarenses conseguiram ampliar a vantagem após um remate de ressaca, à entrada da área, da nigeriana Uchendu.

As vareiras foram para os balneários em desvantagem por dois golos após uma primeira parte tímida. Por isso, no segundo tempo, o técnico Paulo Campino decidiu arriscar e mudou o sistema táctico: passou de um 5-3-2 para um 4-4-2 e fez a central Joana Pinho ceder o seu lugar à médio Juliana Costa.

A Ovarense melhorou, revelou outra atitude e as bem compostas bancadas do Marques da Silva gostavam do que viam.

Finalmente, e após uma primeira ameaça de Betinha que foi impedida pela trave após um livre direto, o golo finalmente surgiu! Betinha, novamente como protagonista, cobrou outro livre de forma imperial e, desta vez, não deu hipótese a Rute Costa, uma das guardiãs da Seleção Nacional.

O povo vareiro acreditou e, durante alguns minutos, foi notório um nervosismo miudinho nas bracarenses. Mas, mesmo com o grande coração das vareiras, a maior qualidade do SC Braga acabou por ser por demais evidente dentro das quatro linhas.

A brasileira Jana fez o 3-1 e deixou as arsenalistas mais descansadas. Por fim, a atacante Sara Brasil fez o último da contagem das bracarenses após um remate de primeira e cheio de inspiração pura.

Joel Magina foi o repórter da Rádio AVfm no Estádio Marques da Silva. Ouça as declarações dos técnicos:

  • AD Ovarense – Paulo Campino:

 

  • SC Braga – Miguel Santos:

 

Apesar da derrota, a Ovarense saiu de cabeça levantada após esta partida. A diferença de qualidade entre as duas formações não se coloca em causa, mas as alvinegras lutaram até ao último suspiro e acabaram mesmo por marcar um golo à atual detentora da Supertaça Nacional.

Agora, segue-se uma paragem no campeonato. O regresso à competição está agendado para o dia 14 de Outubro quando a Ovarense enfrentar o A-dos-Francos.

Antes disso, as vareiras viram as suas hostes para a final da Supertaça de Aveiro de Sub-19, troféu que se disputa que no sábado, dia 29 de Setembro, e coloca frente a frente a AD Ovarense e o AC Cucujães.

FICHA DE JOGO | AD Ovarense x SC Braga | Liga BPI – 2ª jornada

AD Ovarense: Lara Sousa, Bia Rodrigues, Ema Aleixo, Belinha, Joana Pinho, Mariana Campino, Mariana Almeida, Flávia Marinho, Joana Gomes, Rute Silva, Betinha (c).
Jogaram ainda: Juliana Costa, Paulinha, Juliana Silva.
Suplentes não utilizados: Miriam, Ninja, Jójó, Sara Lopes.
Treinador: Paulo Campino.

SC Braga: Rute Costa, Diana Gomes, Jana, Larisa Staub, Ágata Filipa, Vanessa Marques (c), Denali Murnan, Francisca Cardoso, Regina Pereira, Chinaza Uchendu, Laura Luís.
Jogaram ainda: Babi, Sara Brasil, Farida Machia.
Suplentes não utilizados: Ana Rita, Carly Gould, Daniuska Rodríguez, Inês Maia.
Treinador: Miguel Santos.

Resultado final: 1-4
Resultado ao intervalo
: 0-2
Marcadores: Francisca Cardoso (28′), Chinaza Uchendu (32′), Betinha (61′), Jana (83′), Sara Brasil (85′).

MVP Rádio AVfm: Lara Sousa (AD Ovarense)
Apesar de Betinha ter alcançado o enorme feito de marcar ao Braga, a guardiã vareira encheu a baliza e colocou muita gente de boca aberta. Entre as dezenas de intervenções, um destaque para a protagonizada ao minuto 10, momento onde a guardiã silenciou muita gente que já gritava golo.  Um jogo que Lara não vai esquecer e onde foi bastante felicitada pelas colegas de equipa e pelas atletas do SC Braga. A Liga BPI ficou, à 2ª jornada, a conhecer esta menina de 21 anos.

Veja a fotogaleria do encontro:

 


 

Fotos: António Silva
Texto: Joel Magina
Áudio: Jaime Valente
Revisão: Pedro Silva

 


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *