Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Noticiário

16:00 16:10

Atual

Noticiário

16:00 16:10


FC Porto passa no teste da Arena mas Ovarense ainda deslumbrou

Escrito por em 19/10/2018

Estão de volta os grandes jogos à Arena de Ovar. Depois de um verão conturbado para a Ovarense Basquetebol, os vareiros conseguiram mesmo reunir as condições necessárias para participar na Liga Placard e começaram a prova com exibições de encher o olho.

Agora como Ovarense Gavex, a formação orientada por Nuno Manarte arrancou um excelente triunfo em solo açoriano, perante o SC Lusitânia (73-67). Para além disso, na 2ª jornada, apesar de ter caído contra o FC Porto, a Ovarense deslumbrou os muitos adeptos que viram o jogo da bancada e mostrou ter argumentos para atingir o objetivo de 2018/19 – a qualificação para os playoffs.

O começo de jogo da Ovarense foi absolutamente avassalador e o corretivo aplicado ao FC Porto permitiu uma vantagem de 7 pontos (25-18) no final do primeiro período. Vantagem que podia ser bem maior caso Moncho López, técnico dos dragões, não tivesse agido e mudado o figurino do seu plantel em campo.

No espaço de 5 minutos, a Ovarense abriu o marcador com 4 triplos convertidos, um de Will Perry, dois de Khalen Cumberlander e um de João Grosso. Foi ainda capaz de entusiasmar os adeptos com jogadas de basquetebol espetáculo, como por exemplo um enorme afundanço de João Fernandes.

O FC Porto teve de se aplicar para reagir e, ao poucos, regressou ao controlo das operações. Até ao final do primeiro tempo, se é verdade que os azuis e brancos já tinham o placard a seu favor (39-42), também é verdade que as contas estavam perfeitamente em aberto.

No entanto, a segunda parte abriu com uma Ovarense com percentagens bem mais baixas na hora de atirar ao cesto. O jogo tornou-se quezilento e os dragões tiveram várias oportunidades para alargar a sua vantagem através de lances livres. Felizmente para a Ovarense, o acerto dos comandados de Moncho López também não andava nos píncaros e as contas do 3º período ditaram apenas uma vantagem de 7 pontos para o Porto (50-57).

A Ovarense estava viva para os últimos 10 minutos e reagiu de forma estóica. Relembrando os seus melhores momentos na partida, os vareiros até empataram a contenda e estiveram prestes a tomar a dianteira quando o cronómetro se aproximava do final.

Contudo, a gestão das faltas cometidas voltou a trair os homens de Nuno Manarte. O Porto teve inúmeras chances de faturar na linha de lance livre e, gerindo as suas percentagens, conseguiu mesmo sair de Ovar com o triunfo. Um triunfo apertado de 79-76 e que deixou a Ovarense derrotada de forma inglória.

Os adeptos que marcaram presença na Arena não puderam deixar de criticar o árbitro da partida, Pedro Coelho, pela suposta dualidade de critérios em desfavor da Ovarense na marcação de faltas.

Pedro Silva foi o repórter da Rádio AVfm na Arena de Ovar. Ouça as declarações dos técnicos:

  • AD Ovarense | Nuno Manarte:

 

  • FC Porto | Moncho Lopez:

 

Com 3 pontos em 2 jogos, a Ovarense pensa agora numa nova deslocação complicada. A viagem é curta, mas o adversário é de peso, a UD Oliveirense. O dérbi joga-se no próximo sábado, no Pavilhão Salvador Machado, a partir das 17h00.

FICHA DE JOGO | AD Ovarense Gavex x FC Porto | LPB Placard – 2ª jornada

AD Ovarense: João Grosso, Khalen Cumberlander, Will Perry, João Fernandes, Aleksandar Danilovic
Jogaram ainda: Pedro Pinto, Cristóvão Cordeiro, André Pinto, Pedro Oliveira, Lamar DeBerry
Suplentes não utilizados: Emanuel Sá, Rodrigo Soeiro
Treinador: Nuno Manarte

FC Porto: Vladyslav Voytso, Toni Prostran, William Sheehey, João Soares, Boris Barac
Jogaram ainda: António Monteiro, Miguel Queiroz, Keven Gomes, Ferran Pedreno, Pedro Bastos, Diogo Araújo, Sasa Borovnjak
Treinador: Moncho López

Resultado final: 76-79
Parciais:
25-18 | 39-42 | 50-57 | 76-79

MVP Rádio AVfm: Pedro Bastos (FC Porto)
Apesar de ter estado em campo apenas 19 minutos, Pedro Bastos foi o grande motor do FC Porto quando estes estavam a ser subjugados pela Ovarense. O camisola 15 dos dragões teve a melhor percentagem de concretização de triplos em todo o jogo e foi responsável por 4 tiros exteriores certeiros e 14 pontos no total. Juntando a isso os 3 ressaltos defensivos e as 2 assistências, Bastos foi o maior destaque do jogo e provou que não é preciso ter nacionalidade estrangeira para se marcar a diferença na Liga Placard. 

Galeria de fotos da partida:

 


 

Fotos: António Silva
Texto: Pedro Silva
Áudio: Jaime Valente

 


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *