Ovarense de alta rotação vence Terceira Basket tranquilamente

Por em 29/12/2018

À entrada do final da primeira volta da fase regular da Liga Placard, o duelo entre o terceiro classificado, a Ovarense Gavex, e o sétimo classificado, o Terceira Basket, fez com que os adeptos estivessem cheios de expectativa para uma sexta-feira de basquetebol.

No entanto, num jogo que prometia bastante competitividade, a Ovarense acabou por não permitir que o Terceira ameaçasse plenamente a vitória final dos vareiros.

O resultado de 103-76 traduziu a superioridade da formação vareira que, depois de cavar uma grande diferença já no primeiro período, foi controlando ao longo da partida para fechar uma vantagem de 27 pontos.

Com um jogo muito focado e apoiado em roubos de bola, em desarmes de lançamento e na provocação de erros ao adversário, a Ovarense foi capaz de sair rapidamente para o ataque e isso deu-lhe 15 pontos fáceis e que foram importantes para a diferença de 32-18 no final do primeiro período. DeBerry esteve muito ativo (8 dos 16 pontos no interior pela equipa), mas foi bem coadjuvado pelos 3 triplos de Will Perry e pela boa prestação de João Grosso (8 pontos no período, com um triplo ao soar o buzzer).

O segundo período trouxe um jogo menos bem jogado de parte a parte, talvez devido às substituições forçadas para gerir os plantéis. As defesas estiveram mais concentradas e a eficácia no lançamento decresceu, sobretudo para os da casa. Ainda assim, os turnovers dos insulares custaram na aproximação aos pontos da Ovarense, pelo que o intervalo chegou com um 45-30.

Ao descanso, e apesar da acumulação de faltas e consequente saída de campo, Will Perry já se destacava dos demais com 14 pontos, 6 assistências e 2 roubos de bola.

Depois do descanso, a Ovarense reapareceu determinada a voltar a elevar o ritmo do seu jogo e fê-lo a partir da sua defesa. Mais uma vez, subiu as linhas com enorme pressão e saiu em velocidade sempre que tinha essa oportunidade. O Terceira Basket ainda tentou reagir a espaços, sobretudo apoiado na inspiração de Brooks Jr. Mas a verdade é que os anfitriões souberam sempre estar à altura dos acontecimentos e respondiam bem a todas as tentativas de reaproximação. Com naturalidade, a Ovarense voltou a ampliar a diferença no parcial ao final desse período, registando uma vantagem de 72-54.

No quarto e derradeiro período, os açorianos voltaram a dar indicadores de uma última reação, mas já sem tempo de inverterem o rumo dos acontecimentos. O resultado final de 103-76 espelhava na perfeição a forma como os vareiros estiveram ao longo de todo o jogo.

As estatísticas fecharam com muitos dados positivos a favor dos alvinegros. A Ovarense registou um alto índice de eficácia no lançamento (62,9%), muitas assistências (24), vários roubos de bola (8), bastantes desarmes de lançamento (7) e, sobretudo, uma enorme vantagem nos pontos conquistados na zona interior do campo e através de ataques rápidos (56 e 33, respectivamente). A única mancha no jogo vareiro foi apenas ter permitido 18 ressaltos ofensivos ao adversário.

Helder Ferreira foi o repórter da Rádio AVfm na Arena de Ovar. Ouça as declarações dos técnicos:

  • AD Ovarense | Nuno Manarte:
  • Terceira BC | Hugo Salgado:

Já este fim-de-semana, no arranque da segunda volta, a Ovarense Gavex receberá o quinto classificado, o Lusitânia SC, num jogo que promete grande luta entre as formações separadas apenas por um lugar na tabela classificativa.

 

FICHA DE JOGO | AD Ovarense Gavex x Terceira BC | LPB Placard – 11ª Jornada 

AD Ovarense Gavex: Corcontae DeBerry, Will Perry, Khalen Cumberlander, João Grosso, Aleksandar Danilovic
Jogaram ainda: Pedro Pinto, Cristóvão Cordeiro, Rodrigo Soeiro, Pedro Oliveira
Suplentes não utilizados: Emanuel Sá
Treinador: Nuno Manarte

Terceira BC: Derreck Brooks Jr., Sérgio Silva, Isaiah Zierdan, Pedro Rodrigues, Skyler White
Jogaram ainda: Augusto Matos, Roxelle Nix, Miguel Torreira
Suplentes não utilizados: Duarte Silva, João Freitas, Milton Moreira
Treinador: Hugo Salgado

Resultado final: 103-76
Parciais:
32-18; 45-30; 72-54; 103-76

MVP Rádio AVfm: Will Perry (AD Ovarense Gavex)
Apesar do excelente jogo coletivo, com 6 jogadores a atingir a marca das dezenas dos pontos, o prémio de homem do jogo vai para Will Perry. O base continua a deixar a sua marca no jogo da Ovarense e, contra o Terceira, fooi capaz de estar sempre presente nos momentos certos e acumulou números finais de encher o olho – 23 pontos, 10 assistências, 2 roubos de bola e 4 triplos.

Veja a foto-galeria do encontro:

« 1 de 48 »

Fotos: António Silva
Texto: Helder Ferreira
Revisão: Pedro Silva
Áudio: Jaime Valente


Opinião dos leitores

Deixa um comentário

O teu e-mail não será divulgado. Obrigatório*


AVfm

A sua nova rádio de sempre

A passar agora
TITLE
ARTIST