Esmoriz GC termina a época a ganhar e com o 7º lugar do Campeonato Honda
Escrito por AVfm em 19/04/2019
Depois do desaire no playoff do sexto e sétimo, frente ao S. Mamede, a motivação do Esmoriz GC tinha de ser focada na conquista do 7º lugar geral do Campeonato. Assim, num playoff à melhor de três com o oitavo da época regular, o Famalicense AC, a formação da Barrinha confirmou o seu favoritismo e venceu a eliminatória em dois jogos.
No derradeiro encontro, o Esmoriz até começou por conceder o primeiro set ao adversário. Contudo, a reação não tardou nos sets seguintes, vencendo-os progressivamente com maior folga no marcador e acabando com uma vitória bastante tranquila no último set da partida. O resultado final fixou-se num 3-1 (20-25; 25-19; 25-17; 25-11).
O começo de partida foi equilibrado. O Famalicense conseguiu, ainda assim, o ascendente, sobretudo com serviços de Nélson Brízida e com uma defesa mais cerrada. Conquistaram uma vantagem de 5 pontos que souberam gerir até ao desfecho do set.
O segundo set trouxe um FAC na mesma toada. Francisco Fabião e Nélson Lemos iam correspondendo bem às solicitações na distribuição de Álvaro Ferreira, mantendo o Famalicense dentro da discussão do set. No entanto, a partir do décimo sexto ponto, tudo se começaria a alterar-se: o bloco esmorizense começou a dar frutos e a agressividade no serviço implicou muitas dificuldades na recepção dos forasteiros. O EGC passou a controlar e conseguiu a igualdade nos parciais.
Nos dois sets seguintes, e apesar até de um reinicio de terceiro set promissor do Famalicense, o Esmoriz GC não deu grandes hipóteses de resposta. O tridente ofensivo composto por Humberto Silva, José Pedro e André Rosa, foi somando ponto atrás de ponto, fosse através do ataque, através do bloco, e até um serviço direto do oposto entrou nas contas.
Para terminar, no último set foi por demais evidente a superioridade do Esmoriz. Os da casa chegaram mesmo a ter uma liderança de 21-5 sobre os atletas de Famalicão. Deu inclusivamente para Bruno Lima rodar um pouco a equipa, colocando em campo Paulo Gomes durante algum tempo. O central correspondeu com bons pontos, quer no capítulo do ataque, quer até num bloco individual de um ataque da zona 6. Aos visitantes restou-lhes ir rodando os seus atletas, mas nem por isso os resultados se alteraram, e acabaram derrotados sem grandes dificuldades.
Terminou então depois o jogo em que o Esmoriz esteve claramente por cima na maior parte do tempo e o Famalicense foi acumulando erros que lhe custaram caro e que levaram a sets cada vez mais desequilibrados.
Helder Ferreira foi o repórter da Rádio AVfm no local. Ouça as declarações dos técnicos:
- Declarações Esmoriz GC | Bruno Lima:
- Declarações Famalicense AC | Carlos Pinto:
O Esmoriz GC terminou a época com um ligeiro sabor amargo por não ter conseguido pelo menos confirmar o sexto posto da época regular, mas com um sentimento de dever cumprido por ter atingido os objetivos a que se propôs no início da temporada.
Pingback: