Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Agenda Cultural

21:00 22:00

Atual

Agenda Cultural

21:00 22:00


Ovarense Gavex fica perto de surpreender o líder

Escrito por em 20/04/2019

Na sexta-feira de Páscoa, a Arena de Ovar encheu-se para um dérbi histórico do basquetebol português.Ovarense e Oliveirense, equipas com diferentes aspirações, proporcionaram um excelente encontro à assistência no pavilhão.

O início da partida revelou a verdadeira génese daquilo que são as duas equipas. Defesas bastante aguerridas e pouco disponíveis para espaços trouxeram ao de cima um primeiro período pouco concretizador, mas onde os visitantes souberam ficar com a superioridade. Nos restantes períodos, a Ovarense foi recuperando terreno e acabou o jogo a escassos centímetros de adiar a discussão do vencedor da partida para o prologamento.

O resultado final de 68-70 revela que as duas equipas lutaram até à última pelos dois pontos da vitória naquele que foi, para já, o melhor jogo da época dos vareiros frente à Oliveirense.

A Oliveirense entrou decidida a dificultar à vida aos vareiros no que diz respeito à concretização. Conseguiram reduzir a eficácia da Ovarense a uns baixos 26,7% com uma marcação sufocante que por diversas ocasiões se estendeu a todo o campo. No que diz respeito ao ataque, Eric Coleman destacou-se desde cedo e amealhou 6 pontos nessa fase do encontro. Não foi de admirar que o resultado se tenha fixado num 11-18 no final do primeiro parcial, até porque a Oliveirense entrou muito forte na quadra (3-16 era o resultado a meio do período).

A partir, os anfitriões deram sinais de recuperação claros. Não deram muitas oportunidades de lançamento aos forasteiros, conseguindo inclusivamente alguns turnovers do adversário através de roubos de bola. João Grosso começou a assumir-se como a cara da melhor fase da Ovarense e revelou estar de pontaria afinada no tiro exterior. O resultado da ascensão da Ovarense reequilibrou o marcador para um 27-31 à saída para o descanso.

O segundo tempo voltou a ser marcado pelo equilíbrio. No terceiro quarto houve mesmo empate no parcial, com ambas as formações a somarem 20 pontos cada. João Grosso continuou a dar muitas dores de cabeça à Oliveirense e, nessa fase, já tinha apontado 17 pontos para a sua conta pessoal.

O último período trouxe as emoções forte para a Arena. A Oliveirense foi criando as suas oportunidades através de um jogo interior consistente, conseguindo manter a sua liderança ténue ao longo do período. Já a Ovarense, por sua vez, contou com excelentes contributos dos jogadores do banco, como foi o caso de Pedro Oliveira e André Pinto.

Os 3 triplos alcançados pelos vareiros nessa fase deixaram a equipa a dois pontos de distância a escassos segundos do final da partida. Nesses momentos decisivos, Nuno Manarte ensaiou uma jogada que terminou nas mãos de JP mas, com vista privilegiada para o cesto, o pivot acabou por falhar o lançamento curto por escassos centímetros e perdeu a oportunidade de lançar o encontro para um prolongamento.

No final, o equilíbrio estatístico foi notório. Se a Ovarense esteve melhor no tiro exterior (10 triplos contra 3) e com um banco mais contribuidor (29 pontos contra 7), a Oliveirense contrabalançou bem a diferença com maior eficácia dos dois pontos (60,5% contra 48,3%) e mais pontos em contra-ataque (14 pontos contra 5).

O MVP da partida acabou por ser Eric Coleman, da Oliveirense. O atleta foi sempre um pêndulo ao longo de todo o jogo e contribuiu com 17 pontos, 9 ressaltos, 3 assistências e 2 roubos de bola numa partida em que a sua equipa precisou do seu esforço em terrenos interiores para ir mantendo a liderança no marcador.

Helder Ferreira foi o repórter da Rádio AVfm na Arena. Ouça as declarações dos técnicos:

  • Declarações AD Ovarense | Nuno Manarte:
  • Declarações UD Oliveirense | Norberto Alves:


Fotos: Helder Ferreira
Texto: Helder Ferreira
Revisão: Pedro Silva
Áudio: Jaime Valente


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *