“Madalena” sobe hoje ao palco do Centro de Arte de Ovar com a participação de intérpretes locais
Escrito por AVfm em 13/11/2020
O Centro de Arte de Ovar (CAO) apresenta hoje, 13 de novembro, às 21h00, o espetáculo “Madalena”, coproduzido por Sara de Castro. A apresentação da peça conta com a participação de um grupo de intérpretes da nossa comunidade, que aceitaram o desafio aberto, lançado pela Câmara Municipal de Ovar (CMO), de fazer parte do elenco.
O espetáculo foi apresentado pela primeira vez em fevereiro de 2020, com o propósito de afirmar a complexa figura simbólica de Maria Madalena, a cuidadora. É ela quem prepara o corpo de Cristo para as cerimónias fúnebres e também é a ela que é dado a conhecer o milagre da transcendência da carne.
Nessa performance, que antecedeu o período de confinamento do nosso País, as atrizes atravessavam uma longa noite de luto (processo que passa pela negação, raiva, negociação, tristeza e aceitação), para resgatar o direito ao contato com o corpo morto, numa sociedade em que a morte foi higienizada, desmaterializada, tornada abjeta.
Contando com a participação de um coro de voz falada formado por intérpretes da nossa comunidade, “Madalena” é hoje um outro espetáculo. Hoje, não só estamos impedidos do contato com o corpo morto, como também o contacto com os vivos está condicionado. As suas inquietações agigantam-se depois de convivermos com um vírus que nos isolou fisicamente, que nos fez temer o outro, que fez com que funerais fossem proibidos e que deixou tantos morrerem sós…
Além da performance teatral, faz parte do espetáculo uma massa coral, que povoa a cena e cria um espaço sonoro. A voz conjunta, composta por várias vozes com registos diferentes, exacerba a liberdade criativa e expressiva de cada participante, explorando os limites da convivência coletiva.
“Madalena” é uma coprodução do Teatro Nacional D. Maria II, Teatro Viriato e Centro de Arte de Ovar, com direção artística de Sara de Castro. Em palco estarão um elenco constituído por cinco mulheres: Sara de Castro, Carla Galvão, Crista Alfaiate, Madalena Almeida e Paula Só. O coro é formado por elementos da comunidade: Clara Alves de Oliveira, Cláudia Isabel Fonseca Dias, Inês Rodrigues Guimarães, Maria Manuela Dias Marques, Ana Miguel Costa, Ana Maria Silva Fonseca, Margarida Bandeira, Beatriz dos Santos Tavares da Silva, Isabel Maria Rodrigues Fonseca e Beatriz Sousa Sá Dias.
Bilheteira
Os ingressos para este espetáculo podem ser adquiridos diretamente no Centro de Arte de Ovar ou pela via digital, na Bilheteira Online.
O espetáculo é indicado para maiores de 14 anos e a entrada tem o valor de cinco euros.
Cultura em tempo de Pandemia
O Centro de Arte de Ovar é um dos equipamentos municipais que ostenta o selo “Clean & Safe” (atribuído pelo Turismo Portugal), garantindo ao público todas as condições de higiene e segurança, no âmbito do combate à transmissão do novo Coronavírus.