Esgueira confirma favoritismo e bate as “Miúdas Alvinegras”
Escrito por AVfm em 18/12/2020
Num confronto de planteis e objetivos totalmente díspares, Esgueira e Ovarense mediram forças na vertente feminina em jogo a contar para o Campeonato Nacional da 1ª Divisão. O resultado não podia ser mais esclarecedor, com as alviverdes a dominar o marcador praticamente desde o seu arranque e a terminar o desafio com uma vantagem de 50 pontos, cifrada num 83-33 a seu favor.
A Ovarense até arrancou na dianteira, estando a vencer por 5-3 no primeiro minuto de jogo, mas rapidamente se percebeu a diferença no ritmo e qualidade dos dois conjuntos. As comandadas do técnico André Janicas começaram a pressionar muito a saída de bola das vareiras e, com vários turnovers a seu favor, foram construindo um score que pôs um fim à discussão pela vitória ainda no primeiro quarto.
De facto, nos primeiros 10 minutos de jogos já se registava um 30-5 a favor do Esgueira. A Ovarense ainda foi a tempo de se soltar um pouco ao longo da contenda, mas nunca sequer para chegar perto de ameaçar uma reviravolta no placard eletrónico.
Na noite que marcou o reencontro entre a Ovarense e as irmãs Raimundo, as duas gémeas ex-ADO foram dos destaques mais visíveis da partida. Tal foi possível mesmo dentro de um esquema montado pelo Esgueira e André Janicas que permitiu uma rotação constante entre as peças da convocatória e ofereceu minutos significativos a todas as jogadoras anfitriãs.
Daniela Jesus foi a atleta em maior foco nos dados do jogo, com 16 pontos, 7 ressaltos e uma assistência. Seguiram-se nomes como o de Ana Raimundo (12 pontos, 3 ressaltos, 5 assistências) e Diana Ferreira (6 pontos, 6 ressaltos, 2 assistências). Do lado da Ovarense, Maria Dumbrava acabou por ser o motor da equipa no segundo período e também aquela que terminou o jogo com melhores números, registando 13 pontos e 7 ressaltos.
Ouças as declarações dos técnicos de ambas as equipas, que estiveram à conversa com Pedro Silva:
Apesar da derrota, a Ovarense vai acertando calendário e, no seguimento do jogo contra o Esgueira, efetuou mais duas partidas em atraso, somando mais alguns pontos na classificação. A turma orientada por Fernando Silva perdeu, no domingo passado, em receção ao Académico (43-71) e, já na última quarta-feira, também foi derrotada em novo jogo contra o Esgueira (46-80).
Seguem-se mais dois jogos, já no próximo fim-de-semana. No sábado, a Ovarense visita Coimbra para enfrentar o CAD (jogo em atraso da 8ª jornada) e, no domingo, regressa à Arena de Ovar e joga contra o Maia Basket (jogo em atraso da 9ª jornada). Estes serão os últimos compromissos do ano civil de 2020.
Pingback: