Faixa Atual

Título

Artista

Atual

AV Despertar

06:00 08:00

Atual

AV Despertar

06:00 08:00


GNR avança com a Campanha “Floresta Segura 2021” no distrito de Aveiro

Escrito por em 02/03/2021

O Comando Territorial de Aveiro da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) e do reforço da Unidade de Emergência, de Proteção e Socorro (UEPS), iniciou, no passado dia 22 de fevereiro, a fase de monitorização e sensibilização, prevista na Campanha Floresta Segura 2021, no distrito de aveirense.

A campanha tem o principal objetivo de prevenir comportamentos de risco, garantindo a segurança das populações e respetivo património, a par da salvaguarda do tecido florestal nacional.

Esta fase de sensibilização decorrerá, previsivelmente, até ao final do presente mês de março, com a pretensão de sensibilizar a comunidade em geral, autarquias, agricultores, caçadores, produtores florestais e a comunidade escolar, para o cumprimento das faixas de gestão de combustível (limpeza de vegetação e redução de arvoredo), em terrenos confinantes com edificações e junto à rede viária. O correto uso do fogo será também uma temática a abordar.

No ano passado, militares de todo o distrito aveirense realizaram mais de 65 ações de sensibilização, alertando presencialmente perto de 1.240 pessoas para a importância dos procedimentos preventivos a adotar, nomeadamente quanto ao uso do fogo em queimas e queimadas, sobre a limpeza e remoção de matos e relativamente à manutenção das faixas de gestão de combustível. A adoção de medidas de autoproteção, a par de medidas de proteção dos aglomerados também foram alvo de atenção.

Em 2020, foram registados, em todo o distrito, cerca de 660 crimes em incêndios rurais, tendo daí resultado uma detenção e a identificação de 15 pessoas.

A GNR encara a proteção de pessoas e bens, no âmbito dos incêndios rurais, como uma das prioridades na sua ação, pelo que encara a atuação preventiva como algo de máxima importância e urgência.


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *