Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Noticiário

07:00 07:10

Atual

Noticiário

07:00 07:10


Ferry elétrico construído em Aveiro ligará S. Jacinto ao Forte da Barra

Escrito por em 10/03/2021

As empresas aveirenses Navalrocha e Navaltagus, do Grupo ETE, serão pioneiras, ao assegurar a construção do primeiro ferry elétrico em Portugal.

O inovador projeto destaca as competências de Engenharia Naval do grupo empresarial com sede em Aveiro há mais de 30 anos. O novo ferry será utilizado pela empresa coordenadora de transportes de passageiros AveiroBus, para fazer a ligação entre S. Jacinto e o Forte da Barra (Aveiro).

Ferry elétrico Norled – circula entre Ilhas da Noruega

O barco, será o primeiro 100% elétrico a circular em território nacional. O projeto, com conclusão prevista para 2022, é totalmente nacional, sendo contruído em Portugal, por empresas locais, especificamente para circular na Ria de Aveiro.

Desenhado para proporcionar um elevado nível de conforto, o ferry respeitará os princípios da mobilidade elétrica e da sustentabilidade ambiental, garantindo à região uma redução da emissão de CO2 (Dióxido de carbono) na ordem das 300 toneladas por ano, um passo importante para o desenvolvimento sustentável do distrito aveirense.

Ferry elétrico Ellen, circula entre Ilhas da Dinamarca

A qualidade do projeto e o facto de o Grupo ETE ser uma referência na construção e reparação naval com uma forte capacidade de inovação, e tendo a melhor proposta no concurso da Câmara de Aveiro, resultou na sua escolha, para dar início à construção do primeiro Ferry Elétrico, feito em Portugal, por empresas portuguesas, para servir o Município e a região de Aveiro

afirmou Ribau Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

Com capacidade para transportar mais 132% de passageiros do que o ferry atual, a par de mais 19% de viaturas, a entrada em funcionamento da nova embarcação será mais um contributo para a mobilidade da população e para o crescimento do fluxo turístico da região, que se verificava antes do início da pandemia e que se espera possa retomar em breve.


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *