Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Programa da Manhã

08:00 11:00

Atual

Programa da Manhã

08:00 11:00


São João da Madeira implementou colónia de gatos de rua

Escrito por em 10/03/2021

O Município de São João da Madeira implementou um projeto que previne a reprodução de gatos silvestres, que inclui uma infraestrutura para acolher uma Colónia de Gatos

A Câmara Municipal de São João da Madeira (CMSJM) instalou, nas imediações da Avenida Brasil, uma infraestrutura, na qual pretende acolher uma colónia de gatos abandonados ou desorientados. Batizado de “Colónia Gato Amigo”, o espaço permite a implementação do Programa CED – Captura, Esterilização e Devolução, que pretende identificar os animais e terminar com a reprodução irresponsável da espécie.

Esta é uma das respostas do município às questões da causa animal, que surge pouco tempo depois da autarquia ter nomeado a primeira Provedora dos Animais, Ângela Quaresma, que tomou posse a 12 de fevereiro de 2021. O planeamento deste projeto é, contudo, anterior ao início de funções da Provedora.

A iniciativa está a ser implementada e monitorizada a título de projeto-piloto. Resulta do trabalho da autarquia e do esforço de voluntários (cuidadores), que subscreveram um compromisso com a Câmara Municipal, cuja articulação cria as condições para o funcionamento do novo equipamento. A gestão técnica da colónia é da responsabilidade da veterinária municipal.

O Presidente da autarquia, Jorge Vultos Sequeira, visitou a infraestrutura, para avaliar e inaugurar o equipamento, acompanhado do Vice-Presidente José Nuno Vieira, e da Provedora dos Animais, Ângela Quaresma.

A implementação do programa CED permitirá que as colónias sejam controladas e que se diminua a população felina silvestre, com recurso a um método ético e eficaz. Os animais serão alimentados em locais autorizados, sendo garantida a vigilância clínica dos mesmos.
Além de uma melhor qualidade de vida para os felinos, procura-se criar um melhor ambiente para a comunidade, não colocando em causa a salubridade, a saúde pública e a segurança de pessoas, outros animais e bens.

Uma outra mais-valia das colónias controladas é o encaminhamento dos gatos, após devida identificação e esterilização, para os programas de adoção existentes no concelho.


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *