GNR devolveu ao seu habitat natural texugo que havia sido resgatado com vários traumatismos
Escrito por AVfm em 14/04/2021
Militares do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Águeda da Guarda Nacional Republicana (GNR), libertaram no seu habitat natural um Texugo-Europeu (Meles meles), no concelho de Albergaria-a-Velha.
O animal havia sido resgatado a 27 de março, na localidade de S. João de Loure, do concelho albergariense. Na altura, o texugo encontrava-se bastante debilitado, tendo estado envolvido num acidente de viação, do qual resultaram vários traumatismos.
Os operacionais do Núcleo de Proteção Ambiental procederam ao resgate do animal selvagem, pouco conhecido na região, transportando-o para o Centro de Recuperação do Parque Biológico de Gaia, onde recebeu cuidados e permaneceu até à sua total recuperação.
A GNR, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção dos animais, apelando à denúncia de eventuais situações de animais em dificuldades, vítimas de maus-tratos ou de abandono.
Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520), que funciona em permanência, para a denúncia de infrações ou para o esclarecimento de dúvidas.