Município de S. João da Madeira distribui contentores para compostagem doméstica
Escrito por AVfm em 16/04/2021
A Câmara Municipal de São João da Madeira está a entregar gratuitamente contentores de compostagem doméstica a moradores do concelho.
Este projeto é dirigido a famílias que habitem em moradias, passando a beneficiar de um equipamento que permite reciclar uma parte dos resíduos que produzem no dia a dia que, anteriormente, seriam depositados nos contentores de resíduos indiferenciados.
Além de tornar o município mais verde, diminuindo a produção de lixo, a utilização dos compostores permite a transformação de resíduos orgânicos em adubo, fertilizante natural dos solos, através de um processo biológico que possibilita o reaproveitamento, por exemplo, de restos de hortaliças e de frutas. Ao mesmo tempo, permite diminuir a compra e utilização dos fertilizantes químicos anteriormente utilizados.
Após requisição dos munícipes, os compostores domésticos são atribuídos gratuitamente, havendo já mais de centena e meia de habitações a usar o seu.
Esta medida da autarquia sanjoanense antecede a entrega de contentores e ecopontos domésticos, prevista para chegar a 2.000 moradias ainda este ano, reforçando o novo sistema de recolha porta-a-porta lançado em 2019.