Município de Ovar quer registar em livro histórias de vida dos seniores e desafia a população a escreve-las
Escrito por AVfm em 14/05/2021
No âmbito das comemorações do Mês Sénior, a assinalar em Outubro, a Câmara Municipal de Ovar (CMO), a Unidade de Cuidados na Comunidade de Ovar do Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Vouga e a Rede Social criaram a iniciativa “A Minha Vida Dá Uma História”.
A atividade destina-se a pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, residentes no município de Ovar. O desafio é que os munícipes escrevam uma ou mais histórias da sua vida, com o objetivo que os testemunhos entregues sejam compilados num livro, a lançar na edição 2021 do Mês Sénior.
Os cidadãos que queiram participar, podem enviar os seus textos para o email da Divisão de Desenvolvimento Social e Saúde, divisocial@cm-ovar.pt, até dia 15 de junho 2021. No documento deve constar o nome do autor, a sua morada e o contato telefónico.
A escrita é terapêutica e, neste período pandémico, todos pensámos e repensámos as nossas vidas. Muitos recordaram histórias e estórias que merecem ser contadas e perpetuadas. É esse o nosso desiderato, por isso lanço o desafio a todos para participarem
disse Ana Cunha, Vereadora do Desenvolvimento Social e Saúde da CMO
A Formatação do texto
As histórias devem ser entregues em formato editável do Microsoft Word, e conter no máximo 4.000 caracteres (com espaços). As margens (superior, inferior, esquerda e direita) deverão ter 2,5 cm, o tipo de letra a usar deverá ser o Arial com tamanho 12 e o espaçamento entre linhas de 1,5.
O Mês Sénior em Ovar
A autarquia, a Unidade de Cuidados na Comunidade e a Rede Social desenvolvem, desde o ano 2010, um programa com atividades dedicadas à população sénior do concelho vareiro.
A programação pretende proporcionar um mês lúdico-pedagógico, dando a oportunidade à população sénior de se divertir, conviver e adquirir novos conhecimentos e competências.
Os principais objetivos são a promoção de um envelhecimento ativo e saudável e o combate ao isolamento e à solidão.