Bailarino Rui Horta interrompe ausência de três décadas e sobe ao palco no Centro de Arte de Ovar
Escrito por AVfm em 26/09/2017
30 anos depois, o coreógrafo e bailarino Rui Horta, de 60 anos, está de regresso aos palcos. «Vespa» é o nome do espetáculo que o artista vai apresentar no Centro de Arte de Ovar na próxima sexta-feira, 29 de setembro, às 22h.
A peça é uma reflexão introspetiva sobre os pensamentos e a forma como um simples «zumbido» ou ideia fugaz que surja na mente pode influenciar as atitudes das pessoas.
«Vespa» vai recorrer a um figurante amador de Ovar a ser selecionado numa audição que decorre esta quinta-feira, às 17h30, na Escola de Artes e Ofícios.
O objetivo é escolher uma criança do sexo masculino, entre os 7 e os 10 anos, para acompanhar Rui Horta no palco durante a peça. Depois, o jovem eleito precisa de ter disponibilidade para ensaiar no dia seguinte com o artista, durante a tarde.
Rui Horta completou a formação em dança nos anos 70, em Nova Iorque, onde além de se formar foi intérprete durante alguns anos. No regresso a Portugal fundou e dirigiu a Companhia de Dança de Lisboa. Como coreógrafo, encenador e cenógrafo criou obras para diversas companhias em Portugal e no estrangeiro. Em 2008 foi agraciado com a Ordem do Infante D. Henrique pelo valor do seu trabalho artístico.
Três décadas depois, prepara-se assim para voltar a concentrar atenções em palco, com Ovar a ter a oportunidade de assistir ao regresso.