Ovarense de “cara lavada” para novo ciclo do basquetebol alvinegro
Escrito por AVfm em 10/09/2021
Está cada vez mais próximo o regresso da (agora) Liga Betclic, a principal divisão profissional do basquetebol português. Nesse sentido, a Ovarense Basquetebol tem tido um verão ativo na preparação da nova temporada e, acima de tudo, na tentativa de compor o seu plantel.
Naquele que será um ano de virar de página, o conjunto vareiro não só tem nova direção, como se mune ainda de uma equipa técnica renovada no ataque à temporada 21/22. João Tiago Silva, antigo treinador de Sanjoanense, Maia Basket e da Seleção Nacional Sub-18, é o homem escolhido para liderar a equipa, juntamente com os adjuntos “da casa”, André Pinto e Jorge Maia.
Conhecidas que são as dificuldades financeiras que o clube atravessa, a Ovarense aposta num plantel que reúne um misto de juventude e experiência. Atualmente, estão já 13 jogadores anunciados, entre os quais 5 estrangeiros. Assim, e apesar de confirmada a continuidade de apenas 6 dos jogadores pertencentes à equipa da temporada passada, este tem sido um dos defesos que mais entusiasmo tem gerado nos adeptos e espera-se uma Ovarense forte na luta por um lugar nos playoffs.
METADE FICA, METADE SAI
Rodrigo Soeiro, Francisco Oliveira, Pedro Oliveira, Pedro Pinto, Pedro Bastos e Cristóvão Cordeiro são dossiês fechados e têm a sua renovação com a Ovarense assegurada. Nas palavras do capitão Cristóvão Cordeiro, «é com a mesma motivação, determinação e orgulho que continuamos a representar a “nossa” Ovarense. Estamos ansiosos para que seja possível voltar ter os nossos adeptos no pavilhão.»
Quem também renovou pela Ovarense foi o jovem André Silva, mas o base português segue por empréstimo para os aveirenses do Esgueira, que vão jogar a Pro Liga na próxima época. Por seu turno, todos os norte-americanos que fecharam a temporada passada na Arena de Ovar seguem as suas carreiras noutras paragens: Marcus Lovett Jr. e Chris McKnight vão jogar na Finlândia, George Beamon na Suíça, Trey Moses no Chipre e Brock Gardner na Áustria.
NOVOS ESTRANGEIROS CONHECEM REALIDADE EUROPEIA
Numa política que claramente exclui a contratação de rookies, a Ovarense tem reservado as suas vagas de estrangeiros para jogadores experientes, com anos de basquetebol europeu e… até com história em Portugal.
O americano CJ Turman e o sérvio Nikola Tadić surgem na Ovarense para reforçar a zona interior da equipa e já são conhecidos dos adeptos nacionais. Embora Turman tenha tido uma passagem breve por Portugal por causa da COVID-19, a sua presença na Oliveirense deixou água na boca para o que pode agora fazer em Ovar; já Nikola Tadić é um velho conhecido dos pavilhões da Liga, com 32 anos e carreira solidificada por passagens de sucesso em Vitória SC, Illiabum e BC Barcelos.
Com 27 anos e 1.90 metros, Steven Browning é a aposta estrangeira para a posição de base – o norte-americano tem carreira de relevo nos campeonatos eslovaco, grego, húngaro e turco. Já para a posição exterior de extremo, a Ovarense aposta nos norte-americanos Kameron Chatman (chegado dos belgas do Limburg United) e Kameron Hankerson (vindo da Alemanha, do Ehingen Urspring).
DUAS JOVENS PROMESSAS PARA LAPIDAR
Apostando também no talento nacional, a Ovarense vai contar com o contributo de duas promessas ao longo da temporada: o base Gustavo Teixeira e o poste Diogo Runge. Assim, e apesar de surgirem em Ovar fruto de contextos diferentes, são mais dois atletas de qualidade à disposição de João Tiago Silva.
Gustavo Teixeira assinou pela Ovarense depois de ver o Esgueira, clube que representou nas duas últimas temporadas, cair à Pro Liga. Recorde-se que “Guga” é um internacional jovem pelas seleções portuguesas e um dos maiores valores Sub-23 do nosso panorama, algo que provou nos vários jogos que efetuou contra a Ovarense, na época passada.
Já Diogo Runge é um poste de 20 anos e 2.05 metros de altura, também internacional jovem e com tarimba de FC Porto. O atleta é natural de Loulé, tem escola de Imortal de Albufeira, mas foi nos Dragões que se desenvolveu ao longo das últimas 4 temporadas. Runge ingressa na Ovarense através de um empréstimo de uma temporada.
OUTUBRO MARCA O ARRANQUE OFICIAL
A primeira jornada da Liga Betclic está agendada para o próximo dia 3 de Outubro e o calendário reservou aos apoiantes da Ovarense um regresso em grande à Arena de Ovar.
O Sporting será o primeiro adversário desta Ovarense de cara lavada, um jogo que abre uma série de compromissos complicados no começo de campeonato. Seguem-se duelos contra Lusitânia – em solo açoriano – e receção ao FC Porto. A Ovarense fecha um atarefado mês de Outubro com uma deslocação a Guimarães para encontrar o Vitória SC e, depois, com uma receção à Académica.
A Liga Betclic desta temporada contempla a participação de 12 equipas, com destaque para o campeão nacional, Sporting; e para os novos primodivisionários, CD Póvoa e Illiabum. A Ovarense Basquetebol, 9º classificado da fase regular da época passada e vencedor do seu playout, quer melhorar a sua performance e lutar por um lugar nos playoffs.