Basquetebol feminino: Ovarense ganha novamente e é líder isolada da sua Série
Escrito por AVfm em 31/10/2021
3 jogos, 3 vitórias: é nesta base que a equipa feminina da Ovarense Basquetebol corre neste início de época, mostrando um fulgor entusiasmante e que faz sonhar com um ano de sucesso.
Depois de dois triunfos nas duas primeiras rondas da Série Norte C do Nacional da II Divisão – perante AD Vagos B e GIG Águeda -, as alvinegras abordaram a primeira deslocação da época e tiveram a arte e engenho para repetir a dose dos bons resultados. No reduto do NDA Pombal, a Ovarense venceu por confortáveis 47-78 e reforçou a liderança da classificação da sua Série, mantendo-se como a única formação ainda invicta do grupo.
A partida foi, desde cedo, de sentido único. Nos primeiros 10 minutos, a Ovarense já vencia por esclarecedores 6-23, tendo ampliado a vantagem ao longo do segundo quarto e até ao intervalo, fechando a primeira parte com uma vantagem de 30 pontos, cifrada no parcial de 22-52. Assim, e embora até tenha tirado o pé do acelerador ao longo do terceiro período (onde até perdeu por 17-9), as visitantes souberam sempre manter as distâncias e voltaram à carga nos derradeiros minutos, fechando a contenda com 31 pontos à maior, concluindo o 47-78 final.
Bárbara Calvinho foi uma das evidências da partida. Atuando durante quase todos os 40 minutos, a base da Ovarense protagonizou uns impressionantes 26 pontos (53% de lançamentos de campo, 67% de lançamentos livres), 6 ressaltos, 3 assistências e 6 roubos de bolo. Coadjuvando a camisola 9, Ana Amaral (18 pontos, 2 ressaltos, 4 assistências, 2 roubos de bola) e Madga Leitão (13 pontos, 9 ressaltos, uma assistência, 3 roubos de bola) foram mais dois dos destaques vareiros no desafio.
Orientada pelo técnico Fernando Silva, a Ovarense está já num restrito lote de apenas 9 equipas, dos 47 participantes espalhados pelas várias Séries do Campeonato Nacional, que seguem apenas com vitórias na competição. Recorde-se que, embora tenha sido eliminada da Taça de Portugal na 2ª eliminatória (diante do CLIP Teams) no passado dia 24, a Ovarense segue com o excelente registo de época de 5 desafios e 4 vitórias.
Depois de uma temporada 2020/21 difícil onde, na mesma época, para além de terem visto a estrutura vareira abdicar da participação na Liga Feminina (principal patamar do basquetebol feminino português) e ainda, em campo, terem descido do Campeonato Nacional da I Divisão para a II Divisão onde agora militam, as atletas da Ovarense – maioritariamente jovens formadas em Ovar – mostram uma cara lavada para o projeto do basquetebol feminino local e lançam as bases para o que pode vir a ser um ano de reafirmação.
A Ovarense vira agora baterias para um mês de Novembro com mais 4 desafios importantes, onde terá as receções a ASSSC Cantanhedense e ENESSE e ainda as visitas aos pavilhões de Gafanha e Condeixa.
A Série Norte C do Campeonato Nacional da II Divisão divide-se em 18 jornadas e durará até ao final de Fevereiro de 2022. Em caso de apuramento nos lugares cimeiros do grupo, a Ovarense avança para uma 2ª fase transitória onde encontrará as melhores equipas das Séries Norte; e, caso seja bem sucedida, finalmente estará apurada para uma Final 4 de âmbito nacional onde poderá, finalmente, lutar por uma eventual subida de divisão.
Imagem: Direitos Reservados
Texto: Pedro Silva