Ovar distinguido com o galardão de Município Familiarmente Responsável pelo sexto ano consecutivo
Escrito por AVfm em 19/11/2021
Distinguido pelo sexto ano consecutivo, o Município de Ovar vê uma vez mais reconhecidas as boas práticas adotadas no âmbito da responsabilidade familiar, focadas nos seus cidadãos, tendo-lhe sido atribuída a Bandeira Com Palma 2021.
O galardão foi atribuída pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, juntamente com a revelação de que o ano de 2020 obrigou ao alargamento das ajudas que o poder local (freguesias e autarquias) prestou, fazendo face a situações de risco, fragilidade e extrema carência. Mais do que nunca, foi necessário arrepiar caminho, adotando medidas de proximidade que dessem resposta efetiva à fragilização das famílias, um dos efeitos negativos da pandemia Covid-19 na sociedade.
No concelho de Ovar foram consideradas e avaliadas medidas como o apoio ao arrendamento, o desenvolvimento de projetos como o PES (Projeto Psicoeducacional e Social em Comunidade), o Gabinete de Inserção Profissional, a Componente de Apoio à Família nas escolas, a oferta de manuais escolares, o apoio às IPSS, o Fundo de Emergência Social, as Bolsas de Estudo do Ensino Superior e as Consultas de Psicologia, entre outras, a par do profícuo trabalho realizado durante a pandemia.
O galardão também reconhece a aposta continuada do Município em políticas socioeducativas de apoio à família ao longo destes últimos anos, de forma concertada e nas suas diversas dimensões, nas quais a população mais vulnerável não é esquecida.
Ana Cunha, vereadora do Desenvolvimento Social e Saúde, considera que as políticas de apoio às famílias têm sido consolidadas ao longo dos anos, estando ciente que 2020 foi um ano de reforço e aprofundamento das mesmas. A valorização das famílias, assim como a prevenção e apoio de situações de risco e vulnerabilidade continuam a ser uma prioridade para o município.
Continuamos comprometidos com a escolha de políticas responsáveis, promotoras de qualidade de vida para todos, que evidenciem a importância da família para a construção de uma sociedade estruturada, saudável e equilibrada
acrescentou Ana Cunha
O galardão será entregue na próxima quinta-feira, 25 de novembro, em Coimbra.