Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


Programação alternativa do Carnaval de Ovar 2022 não deixa que festejos passem em branco e tenta ajudar os comerciantes

Escrito por em 16/02/2022

Sendo certo e sabido que os principais festejos carnavalescos do município foram cancelados, não se realizando a apresentação noturna das Escolas de Samba, nem os tradicionais corsos carnavalescos, a Câmara Municipal de Ovar (CMO) brindou os foliões com um Programa alternativo, que celebra o Carnaval de Ovar 2022 de forma “vibrante, tradicional e segura“.

Nas principais salas de espetáculos (Centro de Arte de Ovar e Escola de Artes e Ofícios), haverá uma programação específica com espetáculos de música e stand up, com a animação a estender-se às ruas e a convites à comunidade para participar em atividades específicas.

Animação de Rua

Tendo já saído à rua no sábado passado, os tradicionais gigantones e grupos musicais formados a partir de bandas locais (Banda Filarmónica Ovarense, Banda Boa União, Banda do Lau e Preto no Branco) voltarão a agitar o centro da cidade de Ovar nos dias 19 e 26 de fevereiro.

Entre os dias 25 e 28, a Praça das Galinhas também receberá o ambiente do Carnaval de anos já passados. Nessa zona será instalado um Coreto, onde bandas tradicionais interpretarão músicas e marchinhas temáticas, proporcionando belos momentos.

Animação no Mercado Municipal de Ovar

Exposição “Reis do Carnaval de Ovar”

Já está patente, na galeria do Centro de Arte de Ovar, a exposição “Reis do Carnaval de Ovar”, podendo ser visitada até 5 de março.

Promovida pelo curador Guilherme Terra, esteve a seu cargo a difícil tarefa de reunir, organizar e apresentar os conteúdos da exposição. Esta reúne fotografias, imagens, ilustrações, vídeos, documentos e até objetos, concretizando uma justa homenagem a todos os Reis e Rainhas do Carnaval de Ovar.

A inauguração teve lugar, simbolicamente, no dia em que se festejaria a “Chegada do Rei”.

Inauguração da Exposição “Reis do Carnaval de Ovar”

Exposição “Máscaras do Carnaval das Crianças”

A 20 de fevereiro, pelas 15h00, será inaugurada a exposição “Máscaras do Carnaval das Crianças”, na Praça da República.

O dia que seria marcado pelo cortejo do “Carnaval das Crianças”, onde desfilariam crianças das escolas e IPSS (Instituições Particulares de Solidariedade Social) do concelho, será assinalado pela abertura da exposição de máscaras gigantes, que os mais novos foram desafiadas a pintar e decorar.

Carnaval Infantil de 2020

Decoração de Máscaras Gigantes

A comunidade foi igualmente desafiada a pintar uma máscara. Pelo segundo ano consecutivo, aderiu em massa, esgotando o stock de cerca de 300 máscaras em 5 horas.

Resgatando uma tradição, as grandes máscaras voltam assim a decorar varandas e janelas da cidade. Os foliões recebem exemplares em branco, sendo-lhes dada liberdade de pintar e decorar as máscaras gigantes a seu gosto. Estas, posteriormente, enfeitarão as ruas da cidade, evocando o Espírito Carnavalesco!

Máscaras gigantes, na Exposição “Reis do Carnaval de Ovar”

Centro de Arte de Ovar | Música e Comédia

“O Samba de Cá”, espetáculo pensado e produzido para o Carnaval de Ovar, envolve os talentos locais do samba e faz uma viagem pelos principais temas tocados nos Carnavais de Ovar, Estarreja, Figueira da Foz e Mealhada. Subirá a palco às 22h00 de 19 de fevereiro.

No dia 25, também às 22h00, Francisco Menezes apresentará o seu espetáculo. O artista português é reconhecido pela sua polivalência, sendo o humor a maior referência do seu trabalho. Iniciou carreira na Rádio Nova do Porto e, desde então, participou em diversos programas de televisão. Em 2012, teve a sua primeira experiência em cinema, fazendo parte do elenco do mítico Balas e Bolinhos 3.

No domingo, 27 de fevereiro, pelas 22h00, o samba e a música brasileira voltam ao palco do CAO com a carismática Orquestra Bamba Social.

Escola de Artes e Ofícios | Roda de Samba

Neste belo espaço cultural e multifuncional, os espetáculos terão um cariz mais descontraído. Em jeito de roda de samba, haverá vários concertos, todos com início às 22h00:

  • 17 de fevereiro (quinta-feira) – Filipe Furtado Trio
  • 24 de fevereiro (quinta-feira) – Neném do Chalé & Rodriguinho
  • 26 de fevereiro (sábado) – Forrobodó & Papo de Samba
  • 28 de fevereiro (segunda-feira) – Nuno Bastos “Coração em Desalinho”.
Espetáculos de música e stand up

Para Alexandre Rosas, vereador da autarquia com o pelouro da cultura e ele próprio um folião, o carnaval, como grande festa do concelho e tradição secular, representa um modo de vida para os locais. No seu entender o programa alternativo permite uma experiência da época festiva:

não sendo possível vivenciar o Carnaval nos moldes habituais, a Câmara Municipal de Ovar delineou um programa alternativo, vibrante, tradicional e seguro, mas que permitirá a todos os foliões desfrutar e assinalar esta festividade, ou não fosse o Carnaval a grande festa do concelho

disse Alexandre Rosas

Reforçou ainda que a iniciativa foi pensada para ajudar a alavancar a economia e o comércio tradicional, tendo já entrado em vigor o alargamento do horário de funcionamento, em 2 horas diárias, de todos os estabelecimentos de restauração e bebidas.


Relacionado:


Os bilhetes para os vários espetáculos podem ser adquiridos diretamente no balcão do Centro de Arte de Ovar ou através da Bilheteira Online. Aqueles que já não consigam comprar entradas para eventos entretanto esgotados poderão sempre ouvir a emissão da Rádio AVfm. Garantimos que teremos passatempos com oferta de convites duplos para todas as iniciativas!

[give_form id=”81006″]


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *