Mergulhador sentiu-se mal na Ria de Aveiro e morreu de paragem cardiorrespiratória
Escrito por AVfm em 16/02/2022
Nesta terça-feira, 15 de fevereiro, cerca das 16h00, faleceu um mergulhador, de 55 anos de idade, na Ria de Aveiro.
O homem ter-se-á sentido mal enquanto praticava mergulho, na zona do Cais dos Bacalhoeiros, junto à zona portuária, na Gafanha da Nazaré – Ílhavo. O Notícias de Aveiro adianta que o homem seria residente no concelho vizinho da Murtosa.
Este estaria acompanhado pela sua esposa, que permanecia nas proximidades a bordo de uma embarcação. Apercebendo-se da aflição do homem, retirou-o da água e transportou-o até ao cais, onde chegou já em paragem cardiorrespiratória.
Na sequência do pedido de socorro, deslocaram-se para a zona do incidente os Bombeiros de Ílhavo e a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Hospital de Aveiro. Os operacionais realizaram manobras de reanimação sem sucesso e o óbito acabou por ser declarado no local pelo médico do INEM. A Polícia Marítima também se deslocou à zona portuária para tomar conta da ocorrência.
O homem vestia um fato de mergulho e não possuía nenhuma botija de ar.
Foi aberto um inquérito para averiguar as causas da morte, com o caso a ser comunicado ao Ministério Público. No terreno, houve diligências policiais para perceber o objetivo do mergulhador, ao que se pôde apurar pescador lúdico, bem como se mergulhava em apneia (só com o ar dos pulmões) ou com o apoio de botija de ar, prática proibida na apanha de bivalves.
O corpo do mergulhador foi transportado, pelos bombeiros, para o Gabinete Médico-Legal de Aveiro.
[give_form id=”81006″]