Voleibol: 16 anos depois, Esmoriz GC está de volta à meia-final do Campeonato Nacional
Escrito por AVfm em 06/03/2022
16 anos depois da última presença na meia-final do playoff do título de campeão nacional, o Esmoriz Ginásio Clube está de volta aos grandes palcos e confirmou ontem, perante um pavilhão a ecoar de cânticos de apoio, o apuramento nos quatro primeiros classificados da Série A da Liga UNA.
Perante a Académica de Espinho, em dérbi que opunha o 4º e o 5º classificados da tabela, os nervos estiveram sempre à flor da pele, mas o voleibol nunca defraudou. Para além do ambiente estrondoso na bancada, na quadra apresentaram-se duas equipas que ofereceram um verdadeiro cartão de visita à modalidade. No fecho, esta autêntica “final” de candidatos teria mesmo de ficar decidida na negra e acabou por cair para a formação do concelho de Ovar, que venceu por 3-2 (22-25; 25-17; 25-23; 23-25; 15-12).
Um resultado que permite, matematicamente e a uma jornada do fecho da 2ª fase do campeonato, carimbar o passaporte para as meias-finais. À espera do Esmoriz GC estarão AJ Fonte do Bastardo, SL Benfica e Sporting CP. Certo é que o Esmoriz nunca jogará contra o Sporting, que já confirmou o 3º lugar, mas não subirá mais alto; por isso, o adversário do conjunto às ordens de Bruno Lima ficará cifrado no próximo fim-de-semana e será a Fonte do Bastardo (atual 1º classificado) ou o Benfica (atual 2º classificado).
Para a tarde épica de voleibol registada no Pavilhão do EGC contribuíram em grande escala todos os principais jogadores da turma esmorizense. Numa exibição globalmente positiva, José Pedro Andrade foi o central mais eficaz em termos ofensivos para a turma da Barrinha (9 pontos em 11 remates, 82% de eficácia) e, para os pontas, esse galardão caiu sobre Rafa Santos (17 pontos em 26 remates, 65% de eficácia); Bruno Dias terminou o jogo como o mais valorizado no voto estatístico (7.3), José Pedro Pinto acabaria como o melhor pontuador do encontro (25 pontos) e Roberto Reis foi, no geral, quem mais contribuiu em todas as ações do jogo (2 ases, 20 receções e 75% perfeitas, 16 pontos em 25 remates).
Depois de já ter feito história na época passada ao vencer a Taça da Federação, o Esmoriz GC volta a dar mais um passo na evolução constante dos últimos anos. Com uma estrutura virada para os seniores masculinos e Bruno Lima ao leme, os esmorizenses tem apostado nos valores seguros que saem da sua formação e reuniram uma fornada de grandes jogadores experientes que complementam a equipa.
Em ponto de rebuçado, a equipa tem superado as expetativas esta temporada. Para além de ter sido a primeira equipa a confirmar passagem ao grupo dos 8 primeiros, é agora uma das candidatas ao título junto dos “3 grandes” do voleibol masculino nacional – tudo isto, com um orçamento muito inferior em relação aos rivais que irá encontrar nas meias-finais e também em relação ao muitos dos que ficaram de fora do playoff do título.
A Rádio AVfm tem feito um acompanhamento regular do Esmoriz GC e, tal como em tantas outras ocasiões, fomos a única rádio a marcar presença – e a relatar em direto – no jogo decisivo perante a Académica de Espinho. É com enorme satisfação que congratulamos a formação da Cidade Voleibol por mais um feito enorme e que orgulha uma região.
[give_form id=”81006″]
Imagem: Direitos Reservados
Texto: Pedro Silva