Faixa Atual

Título

Artista

Atual

AV Despertar

06:00 08:00

Atual

AV Despertar

06:00 08:00


Donativos de Ovar para o Povo Ucraniano já chegaram à Polónia. Grupo solidário pede apoio financeiro para nova viagem de resgate de refugiados!

Escrito por em 13/03/2022

O grupo “Ovar, Vamos Ajudar?”, principal promotor da campanha de angariação de bens essenciais para a Ucrânia, acompanhou à distância o transporte dos mesmos, que acabaram por ser distribuídos por duas viaturas.

Na manhã da passada sexta-feira, 11 de março, foram partilhadas as primeiras imagens da chegada do camião dos TDN – Transportes David Neto, cujos custos foram suportados em metade pela própria empresa e o restante pelas 5 Juntas de Freguesia do concelho de Ovar.

Com bens essenciais a ficar de fora, por não caberem no primeiro camião, foi contactada a transportadora feirense Transfratina, que conseguiu preencher o espaço disponível do seu camião e assim ajudar a comunidade de Ovar a enviar os restantes bens. Esse pesado partiu um dia mais tarde, a 8 de março, tendo também já chegado ao seu destino. Ontem os bens foram descarregados, com direito a partilha dos registos fotográficos do momento.


Relacionado:


O grupo solidário está agora focado em angariar apoio financeiro para tornar possível a SEGUNDA VIAGEM humanitária de António Silva. Este vareiro, casado com uma Ucraniana, juntamente com um grupo de amigos fez uma primeira viagem ao seu País natal. O grupo, no total, resgatou 31 refugiados, entre familiares e desconhecidos; todos eles com retaguarda de apoio em Portugal.

A primeira aventura humanitária, que mobilizou quatro carrinhas alugadas, viu os custos suportados pelo próprio grupo de amigos, a par da maior parte dos bens médicos e de primeiros socorros que entregaram para ser usados nos hospitais de Kiev.

Agora, António Silva quer voltar à Ucrânia, cumprindo a promessa feita a locais de que voltaria para os ir buscar. Dois lugares estão reservados para meninas que anualmente já passavam férias em Ovar, acolhidas por famílias através do Programa Verão Azul, que interage com crianças e jovens vítimas da tragédia de Chernobyl. Os restantes serão para refugiados que não conseguem abandonar a Ucrânia pelos seus próprios meios.

Com as despesas de combustível e portagens a totalizar cerca de 1.300€ por viatura, havendo a acrescentar os necessários alojamentos e alimentação nas paragens, o grupo “Ovar, Vamos Ajudar?” desafia a comunidade a contribuir para esta causa.

Os donativos monetários podem ser facilmente realizados por MB Way para os contactos:

O grupo tem a possibilidade de emitir recibos de donativo, sendo para tal necessário que sejam enviados por mensagem dados como nome, NIF e endereço de email.

A Rádio AVfm teve a oportunidade de ouvir o testemunho de António Silva, ainda no regresso da sua primeira viagem:

[give_form id=”81006″]


Fotos: Ovar, Vamos Ajudar?
Vídeo: Jaime Valente
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *