Centro de Referência em Cirurgia Ortopédica, o CHEDV deu formação a médicos brasileiros em artroplastia do ombro
Escrito por AVfm em 17/03/2022
O Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV), com sede no Hospital S. Sebastião, em Santa Maria da Feira, agregando os Hospitais de Oliveira de Azeméis e de São João da Madeira, recebeu, no passado mês de fevereiro, a visita de cirurgiões do Hospital de Brasília, capital do Brasil.
Os estrangeiros, especialistas em cirurgias do ombro, acompanharam a equipa de António Miranda, Diretor do Serviço de Ortopedia do centro hospitalar, recebendo formação sobre a implantação de próteses do ombro, um procedimento inovador nos seus resultados, que é seguro, expectável e muito promissor para os utentes intervencionados.
Esta cirurgia, aplicada em casos especiais, procede à substituição da articulação do ombro, na presença de osteoartrose grave ou de artropatia por rotura da coifa e por fraturas do úmero proximal.
Para o doente intervencionado, esta cirurgia, dependendo dos casos, proporciona autonomia, diminuição da dor e aumento da mobilidade.
O interesse da comunidade ortopédica internacional nesta atividade cirúrgica desenvolvida pelo CHEDV tem sido notório, já que os resultados das mais de 500 artroplastias realizadas têm sido muito animadores.
Os cirurgiões do ombro terão procurado o Serviço de Ortopedia do Hospital da Feira pela reconhecida experiência, adquirida durante mais de 15 anos na realização de próteses do ombro. Ao longo dos anos, o CHEDV tem recebido vários cirurgiões e mesmo deslocado equipas para dar formação noutros países, tornando-se assim num Centro de Referência.
[give_form id=”81006″]