Serviço Nacional de Saúde mantém o subsídio completo de 2 testes rápidos à Covid-19 por utente no mês de abril
Escrito por AVfm em 31/03/2022
A disponibilização gratuita de 2 testes rápidos de despiste ao SARS-CoV-2, vírus responsável pela pandemia Covid-19, por cada utente do Serviço Nacional de Saúde (SNS), mantém-se válida durante o mês de abril.
Na passada segunda-feira, 28 de março, foi publicado em Diário da República, o anúncio que confirma a prorrogação do regime excecional e temporário de comparticipação de testes rápidos de antigénio (TRAg) de uso profissional, até 30 de abril, mantendo o direito de cada cidadão realizar dois testes deste tipo gratuitamente nas farmácias/laboratórios aderentes.
Na publicação, pode ler-se que o contexto da situação epidemiológica continua a justificar a medida, proporcional ao risco de infeção pelo novo Coronavírus.
Recorde-se que o regime excecional e temporário de comparticipação de testes foi atualizado em março, quando a oferta foi reduzida de 4 para 2 testes gratuitos por mês.
À data, a redução foi justificada pela evolução positiva da pandemia em Portugal e pelo levantamento de várias medidas de segurança, nomeadamente o fim da exigência de apresentação de certificado digital (exceto no controlo de fronteiras) e de resultado negativo no teste de despiste à Covid-19 para acesso a grandes eventos, recintos desportivos, bares e discotecas.
Desde meados de fevereiro que apenas se mantém em vigor a exigência de teste negativo, certificado de recuperação ou de vacinação completa com dose de reforço para visitas a lares e utentes internados em estabelecimentos de saúde.
[give_form id=”81006″]