Iury Matias | Outro Tempo
O guitarrista e compositor Iury Matias, nascido no estado brasileiro do Rio Grande do Norte, lançou recentemente o segundo álbum, intitulado “Outro Tempo”.
Este trabalho discográfico contém sete temas originais, nomeadamente “Inês e a Ilha”, “Mayo”, “Baião pro Céu”, “Daqui a Você”, “Nova Chance”, “Cheiro de Chuva” e “Feijão de Mainha”, interpretados por si e por outros instrumentistas excecionais, grandes amigos que a arte lhe trouxe.
Iury Matias reúne, nas suas criações, as raízes culturais de um Brasil “nordestino afro indígena” e as influências que vai adquirindo pelo mundo, nas suas atuações e experiências artísticas.
“Outro Tempo” é um trabalho marcado pela beleza e criatividade da diversidade rítmica, onde o músico explora até à exaustão as nuances e características de cada instrumento, as combinações de loops e as sobreposições melódicas que podem acrescentar significado às suas composições.
Numa diversidade cultural, Iury Matias envolve os ritmos característicos do seu país e até do continente africano, como o baião, ijexá, maracatu, guarânia, ilú, entre outros, com o jazz, rock e fusion.
Nesse seguimento, o recente álbum convida a uma viagem pela linha temporal do compositor, refletindo a história, experiências e inspirações que possui há mais de vinte anos de criações, transmitindo sentimentos, situações e uma mensagem universal de esperança, de luz e amor para um mundo melhor.
A obra foi gravada em Natal, no Brasil, no estúdio Promídia, mixado e masterizado nos estúdios Megafone. É distribuído pela Tratore e foi lançado no final do ano passado.
O artista está a organizar uma tour, homónima do álbum, que cumprirá a missão de apresentar as suas composições. O espetáculo será de natureza instrumental, com os temas a ser interpretados ao vivo, na sua versão original, envoltos num ambiente de improvisação, que umas vezes interage com a melodia da música em execução e outras vezes com o arranjo; simplesmente criando um novo discurso dentro da música.
Quando subir a palco, o guitarrista potiguar será acompanhado por Filipe Morais no contrabaixo, John Fidja Gomes na bateria, Emerson de Oliveira no piano e Paulo Silva no saxofone.
[give_form id=”81006″]
Fotos: Direitos Reservados
Vídeo: Direitos Reservados
Publicado por: Irina Silva