Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Atual


Campeonato SABSEG: Fecho de temporada marcado pelos bons resultados vareiros

Escrito por em 05/06/2022

Baixa a cortina do Campeonato SABSEG. A elite do futebol aveirense deu por terminada a temporada 2021/22 e com uma 14ª e última jornada da 2ª fase marcada pelos excelentes resultados de todos os emblemas do concelho de Ovar.

O destaque vai para o empate de 2-2 no dérbi vareiro, entre Ovarense e S. Vicente Pereira. Num grande jogo de futebol, as duas equipas cumpriram o seu objetivo, tendo alvinegros assegurado o primeiro lugar da Zona Norte e o S. Vicente Pereira a manutenção na última jornada.

De resto, apenas vitórias, tanto para Florgrade como para Esmoriz e Válega. Os 3 fecharam a época a vencer: corticeiros terminaram o SABSEG no top 4 do Apuramento de Campeão; Esmoriz e Válega seguem para a 1ª Divisão Distrital com dignidade.

DÉRBI DE ALTO NÍVEL EM FECHO DE ÉPOCA

Numa tarde de grande futebol, Ovarense e S. Vicente Pereira apresentaram um dos melhores jogos da temporada de SABSEG no Estádio Marques da Silva.

Os vareiros – já com a permanência alcançada – apresentaram-se na máxima força para chegarem ainda ao primeiro lugar; os vicentinos não acusaram a pressão de jogarem uma “final” e elevaram o nível do duelo com uma abordagem arrojada e ofensiva. Os argumentos de parte a parte trouxeram à baila o melhor dos dois conjuntos, para gáudio dos muitos adeptos presentes no estádio.

Fábio Novo abriu o ativo com um grande remate de fora da área no que se confirmou uma primeira parte de alto caudal atacante de ambas as equipas. O S. Vicente Pereira nunca baixou os braços e, mesmo depois de ter desperdiçado uma grande penalidade (Manu Alves permitiu uma bela defesa a Renato Lopes), restabeleceu a igualdade com um belo golo – também de fora da área – do senegalês Moussa Diedhiou.

Moussa que, de facto, foi um verdadeiro quebra-cabeças para a defensiva alvinegra. Na segunda parte, o avançado chegou ao bis, aproveitando uma bola na profundidade para finalizar à saída de Renato. No entanto, também numa transição rápida, a Ovarense voltou a festejar, desta feita com Rolas na definição.

Os lances de perigo sucediam-se e as equipas nunca desarmaram na busca pelos 3 pontos. Ainda assim, com uma conjugação de resultados noutros terrenos de jogos que beneficiava os adversários do dérbi, o empate acabou por ser bem aceite por ovarenses e vicentinos e, no final, a festa foi feita por todos e em comunhão.

A Ovarense acabou por segurar o 1º lugar (60 pontos), beneficiando da derrota do Canedo (1-2) perante o Fiães. Já o S. Vicente Pereira fechou mesmo a temporada no 3º lugar (58 pontos) e viu o Paços de Brandão – que perdeu por 3-2 em Cucujães – ficar no 5º lugar e descer de divisão.

Uma época muito atribulada para os dois clubes, com momentos altos e baixos, mas que termina com sentido de dever cumprido.

AD Ovarense – Bock
ARC S. Vicente Pereira – Ricardo Silva

ESMORIZ É FELIZ QUASE 7 MESES DEPOIS

Quase 7 meses depois da última vitória, o Esmoriz voltou a viver a felicidade de um triunfo. Em receção ao Carregosense, os esmorizenses fecharam a temporada com uma vitória de 2-1 e seguem para a 1ª Divisão com dignidade e um virar de página para melhores momentos.

Com golos de Ivo Júnior e Takeshi (este último já ao cair do pano), o Esmoriz garantiu os 20 pontos na classificação e terminou no 7º e penúltimo lugar da Zona Norte de manutenção.

O conjunto da Barrinha vai agora preparar a nova temporada na 1ª Divisão Distrital, onde se espera um “arrumar de casa” para o clube. A época 2021/22 não pode ser esquecida e terá de servir de exemplo a não mais repetir.

VÁLEGA CUMPRE O SONHO DA VITÓRIA

E no último jogo… a tão desejada vitória. O Válega recebeu e venceu o Bustelo por 2-1 na despedida do SABSEG.

Na última oportunidade para conseguir uma vitória no escalão máximo da AF Aveiro, os valeguenses apresentaram-se com vontade de chegar ao sucesso, mas com pouca eficácia no último terço. Perante um Bustelo já despromovido, os orientados de Cláudio Maciel até estiveram perto de uma derradeira derrota, mas tiveram a “estrelinha” finalmente do seu lado.

A perder por 1-0 em cima da compensação, o Válega operou uma remontada fulminante com tentos de Rui Faria e Rui Pereira. Uma reviravolta que é também um prémio para um plantel, equipa técnica e estrutura que nunca desistiram de trabalhar e evoluir.

Tal como o Esmoriz, o Válega segue para a 1ª Divisão Distrital. No entanto, ao contrário dos Guerreiros da Barrinha, a formação do Sargaçal vai tentar manter um plano de continuidade onde – já é confirmado – Cláudio Maciel será o homem do leme.

CCR Válega – Cláudio Maciel
SC Bustelo – Carlos Manuel

[give_form id=”81006″]


Imagem: Direitos Reservados
Texto: Pedro Silva


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *