Aline Frazão | Kwanza Sul
No passado dia 17 de junho, Aline Frazão assinalou o seu 34º. aniversário com o lançamento do videoclip do tema “Kwanza Sul”, que integra o mais recente trabalho discográfico da artista, “Uma Música Angolana”.
O vídeo conta com a participação de 34 pessoas que nos transportam para uma viagem entre vidas e olhares distintos e pelos momentos que cada um escolheu captar. Há céu, há mar, há campo e cidade, há vidas diferentes e contrastantes que se entrelaçam harmoniosamente numa coleção de imagens.
Para Aline Frazão, “Kwanza Sul” é o ponto alto do seu último álbum, já que foi no momento da escrita desta música que compreendeu que “tinha um álbum nas mãos, que havia caminho, que havia uma estória”.
A canção fala sobre “lugares de paz”, o que pode ser qualquer coisa, dependendo do ouvinte. Nesse sentido, o videoclip também retrata esse lugar de cada participante, podendo ser uma casa, um abraço, uma paisagem, uma memória boa, um sonho secreto. Aline Frazão partilhou que o seu lugar de paz é a sensação insubstituível e rara, de “casa”.
As gravações foram coordenadas por Fradique, contando com imagens gravadas de Luanda a Nova Iorque, passando por Berlim, Barcelona, Lisboa, Namibe, Belo Horizonte e São Paulo. Nelas poderemos encontrar alguns amigos e artistas conhecidos da cantora, como o artista plástico angolano Kiluanji Kia Henda, as cantoras Luedji Luna, Sara Serpa e Nath Rodrigues, os atores Paulo Pascual e Matamba Joaquim, e ainda Toty Sa’Med, Nayela e César Lacerda.
O resultado final foi uma prenda para a própria Aline Frazão, que afirma ter ficado emocionada e sem palavras quando recebeu o vídeo e reencontrou, de uma “forma tão bonita”, tanta gente a quem gostaria de dar um abraço nesse dia. Se, para si, o tema “Kwanza Sul” já tinha um sabor especial, o videoclip veio acrescentar-lhe mais valor, sentindo-se agradecida por isso.
Nascida em Luanda, no ano de 1988, Aline Frazão é uma das vozes mais relevantes e internacionais da nova geração de artistas de Angola. Em 2022, a cantora, autora, compositora e produtora musical leva aos palcos o novo álbum “Uma Música Angolana”, que sucede a “Dentro da Chuva” (2018), “Insular” (2015), “Movimento” (2013) e “Clave Bantu” (2011).
Além da carreira musical, Aline Frazão escreve crónicas, ensaios e contos e pertence à associação angolana Ondjango Feminista.
[give_form id=”81006″]
Fotos: Direitos Reservados
Vídeo: Direitos Reservados
Publicado por: Irina Silva