Faixa Atual

Título

Artista

Atual

AV Despertar

06:00 08:00

Atual

AV Despertar

06:00 08:00


Orçamento Participativo de Arouca dá nova vida ao Miradouro da Vista Alegre

Escrito por em 10/08/2022

O concelho de Arouca aguarda a concretização dos últimos detalhes para dar por concluída a obra de revitalização da Escadaria e Miradouro da Vista Alegre, em Mansores, cuja inauguração decorrerá ainda este mês.

A intervenção surge na sequência da vitória do projeto “Miradouro da Vista Alegre” na edição inaugural do Orçamento Participativo de 2021, instrumento de cidadania participativa adotado por várias autarquias, que resulta na recolha de propostas de entidades e cidadãos e na votação pública dos projetos a concretizar.

À data, o projeto “Miradouro da Vista Alegre” foi apresentado por Sara Tavares com o objetivo de, num dos pontos mais altos da freguesia – o topo da tal escadaria, criar um espaço de observação panorâmica de Mansores, do seu vale e das montanhas do Arouca Geopark. A infraestrutura iria também complementar o percurso PR 11 – Trilho das Levadas.

A Junta de Freguesia de Mansores associou-se desde o primeiro momento à execução do projeto, apoiando nos trabalhos de limpeza e requalificação dos degraus da escadaria e da plataforma do miradouro. O Município de Arouca investiu o valor previsto de 12.500€ na criação de uma plataforma de madeira no topo do miradouro e respetivos corrimãos de apoio, a par da intervenção que está a ser levada a cabo pelo artista plástico arouquense André Gomes.

Margarida Belém, presidente da Câmara Municipal de Arouca, mostrou-se orgulhosa pelo Município estar prestes a inaugurar a primeira obra resultante de um processo participativo que envolveu toda a comunidade em torno da escolha dos projetos que queriam ver concretizados em Arouca.

Queremos que o Miradouro da Vista Alegre, após a renovação que lhe fizemos em parceria com a Junta de Freguesia de Mansores, possa também atrair, com o novo colorido que habita a sua longa escadaria, novos visitantes ao nosso território

afirmou a edil

A primeira edição do Orçamento Participativo teve como vencedores os projetos “Laboratório digital Intergeracional”, “Brincar Não Tem Idade!”, “Tecer Tradições – Oficinas Criativas”, “Laboratório Digital – 1.º Ciclo” e “Miradouro da Vista Alegre”.

[give_form id=”81006″]


Fotos: Direitos Reservados
Texto: Irina Silva

Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *