Voleibol: Esmoriz GC entra a vencer em 2022/23
Escrito por AVfm em 08/10/2022
A Liga UNA Seguros, divisão principal do voleibol masculino português, arrancou este sábado. Na Barrinha, em jogo referente à 1ª jornada, o Esmoriz GC somou os seus primeiros 3 pontos, recebendo e batendo a Ala de Gondomar por 3-0 (25-14; 26-24; 25-15).
Sem Roberto Reis (lesionado) e Everton Almeida (ausente por motivos pessoais), os esmorizenses apresentaram-se em campo com Bruno Santiago, Rafa Santos, Luís Aguiar, José Pedro Pinto, Luís Moreira, José Pedro Andrade e Gonçalo Sousa (L); Entraram ainda Bruno Dias, João Francisco e Daniel Teixeira (a única estreia da tarde).
Embora a receção do conjunto às ordens de Bruno Lima não tenha sido totalmente estável, os níveis de eficácia na rede acabaram por compensar qualquer debilidade que o primeiro toque do sideout pudesse antever. A complementar o bom jogo de ataque (com 61% concretização), o Esmoriz esteve também muito seguro no bloco, aproveitando o menor poder ofensivo dos gondomarenses – principalmente nas pontas da rede – para recolherem um total de 11 blocos contra apenas um do seu adversário ao longo de todo o jogo.
Rafa Santos foi o maior destaque do encontro. O zona 4 internacional português recolheu 15 pontos (21 bolas, 71% de eficácia) de ataque para a sua estatística pessoal e terminou a tarde com 18 pontos no total (15 remates, 2 blocos, um ás). Isto, num jogo onde todos os atacantes esmorizenses chamados à titularidade terminaram com percentagens iguais ou superiores a 50% de eficácia no capítulo do ataque.
Depois de uma pré-temporada intermitente – onde somou 4 vitórias, um empate e 6 derrotas -, o Esmoriz parece ter a máquina em fase de entrosamento para mais uma época competitiva. Relembre-se que o primeiro objetivo passa por terminar a 1ª fase da Liga nos 8 primeiros lugares da classificação e, posteriormente, lutar pelo acesso à meia-final do Campeonato Nacional – posição que garantiu, de forma histórica, na temporada passada.
Ao contrário da época transata, os pontos conquistados na 1ª fase terão (alguma) continuidade e relevância para a fase seguinte. A Liga será, inicialmente, disputada no sistema de todos contra todos, a uma volta e, da 1ª para a 2ª Fase, transitam 20% do número das vitórias e 20% dos pontos conquistados pelas equipas.
Na próxima jornada, o Esmoriz volta a atuar em casa, desta feita perante outro emblema de regresso ao “convívio dos grandes” – o GC Santo Tirso. Os portuenses chegarão ao concelho de Ovar vindos de uma derrota pela margem mínima no duelo de estreia, perante o SC Espinho (3-2).
[give_form id=”81006″]
Imagem: Direitos Reservados
Texto: Pedro Silva