Hospital de Ovar tem novo sistema de controlo dos níveis de radiação
Escrito por AVfm em 25/11/2022
O Hospital Dr. Francisco Zagalo de Ovar (HFZ) passou a disponibilizar de uma ferramenta abrangente de gestão de dose pró-ativo, “Sectra DoseTrack”, que permite aceder, de forma fácil e segura, às informações relacionadas com a radiação. O programa garante ainda o acesso rápido à dose do paciente e a exposição de radiação em toda a instituição.
Luís Miguel Ferreira, presidente do Conselho Diretivo do Hospital de Ovar, explicou que o novo sistema de controlo de dose permite uma maior operacionalidade de processos, numa altura em que há também normas de segurança a respeitar, face ao quadro regulador da proteção radiológica em Portugal.
O Diretor partilhou que, no âmbito do processo de transformação digital, a instituição hospitalar está empenhada em manter a aposta na inovação. Assim, adiantou que “temos adquirido, nesse sentido, vários equipamentos de vanguarda e soluções de ‘software’, primando, sempre, pela qualidade e segurança dos diferentes serviços que oferecemos”.
Luís Miguel Ferreira acrescentou ainda que o recurso à tecnologia tem permitido agilizar o trabalho dos profissionais de saúde e melhorar a perceção do utente sobre os serviços prestados.
Rui Parreira, gestor do “Sectra DoseTrack”, afirmou que este é uma solução que tem como objetivo o registo e controlo em tempo real da dose radiação ionizante aplicada aos utentes, sendo uma ferramenta chave na comparação desses mesmos registos tendo em conta os diferentes equipamentos produtores de radiação ionizante e os intervalos de tempo em análise.
O projeto “Na transformação digital do Hospital do Futuro”, cofinanciado pelo Sistema de Apoio à Modernização e Capacitação da Administração Pública (SAMA2020), pretende imbuir os serviços clínicos e não clínicos de um espírito de melhoria contínua na caminhada da transformação digital.
[give_form id=”81006″]