AD Ovarense: Equipa feminina com 3 novas caras no ataque à época do “virar de página”
Written by AVfm on 04/09/2021
O Campeonato Nacional da 2ª Divisão tem arranque marcado para o último fim-de-semana de Setembro e, por isso mesmo, a Ovarense continua ativa no mercado para fechar o seu plantel na corrida aos lugares de acesso à Liga BPI, de onde caiu em Maio passado.
Fernando Espiga, novo técnico das alvinegras, vê à sua disposição cerca de 20 jogadoras – num misto entre muita juventude e alguma experiência. Entre elas, estão 3 novos reforços que surgem para a defesa e meio-campo e que foram anunciados nas últimas horas, nas redes sociais do clube: Rita Lima, Ana Sofia Marinho e Tatiana Pinho.
O destaque vai para Rita Lima, defesa de 31 anos com larga experiência na Liga BPI, nomeadamente no Valadares de Gaia e, mais recentemente, no Boavista (de onde se transfere para Ovar). A atleta foi mesmo uma das utilizadas contra a Ovarense na época passada, nos jogos entre alvinegras e panteras. Com um currículo que conta já com uma Taça de Portugal e uma Supertaça Feminina, perfila-se para ser uma titular de vulto no renovado onze da Ovarense.
Por seu turno, Ana Sofia Marinho é outro reforço vindo do Boavista. Aos 22 anos, a jovem faz a sua primeira experiência fora da zona do Porto, onde jogou nas axadrezadas e na EF Hernâni Gonçalves. Ana Sofia Marinho tem formação no Boavista e Ramaldense, mas os seus melhores anos foram na 2ª Divisão, na EF Hernâni Gonçalves, onde atuou com alguma regularidade e até marcou golos, isto apesar de pisar terreno mais recuados no campo.
Por último, e por falar na formação da EF Hernâni Gonçalves, tracemos o perfil de Tatiana Pinho, que surge em Ovar vinda precisamente do conjunto da invicta. Com apenas 18 anos, esta médio estreou-se no patamar senior na época passada e realizou 12 jogos na 2ª Divisão. É, portanto, mais uma das (já várias) atletas que ingressam na Ovarense vindas da EF Hernâni Gonçalves: como é o caso da defesa, Rita Pinto; e das avançados, Inês Styliano, Beatriz Proença e Inês Ferreira.
A Ovarense tem uma equipa e ideias totalmente novas, naquele que pode chamar-se um virar de página para o projeto do futebol feminino. Tendo descido de divisão na época passada, o plantel sofreu uma enorme sangria e apenas – até ao momento – Sara Oliveira, Mariana Soares e Juliana Costa renovaram para a época 2021/22. Sem craques como Betinha, Joana Gomes ou Patrícia Dias, jogadoras que marcaram positivamente os últimos anos do clube, a Ovarense vira-se para uma nova realidade mas vai dando garantias de que pode lutar pela subida de divisão a curto/médio prazo.
Com um figurino atual interessante, certamente mais novidades serão anunciadas brevemente. Para já, ficam na retina os resultados obtidos contra rivais de respeito, na presente pré-temporada: empate de 1-1 contra o Vitória SC e derrota de 3-1 perante o Benfica B. O próximo encontro particular será diante o Valadares de Gaia B, este sábado.
Quanto ao adversário no começo do Campeonato Nacional da 2ª Divisão, esse será o Cadima, no dia 26 de Setembro. Um teste de fogo, sendo assim, numa Zona Norte onde apesar da Ovarense ser uma das formações com melhor palmarés, terá a concorrência de peso de outros candidatos como Vitória SC, Rio Ave, Valadares de Gaia B, Cadima ou Fiães.