Faixa Atual

Título

Artista

Atual

Mi-Fá-Dó-Sol

19:05 20:00

Atual

Mi-Fá-Dó-Sol

19:05 20:00


O adeus a uma Lenda! Faleceu Manuel Fernandes, antigo treinador da Ovarense e símbolo do Sporting

Escrito por em 28/06/2024

O mundo do futebol ficou mais pobre. Aos 73 anos, Manuel Fernandes faleceu e deixou o desporto nacional de luto. O antigo jogador e treinador estava internado depois de ter sido operado, em Maio, a um tumor.

Corria a época de 1991/92 quando, à altura com apenas 41 anos e a dar os primeiros passos na carreira de treinador, Manuel Fernandes se apresentava em Ovar para comandar a equipa principal da Ovarense. À altura, atuando na II Liga, o objetivo era segurar os vareiros depois de uma subida histórica ao segundo patamar nacional.

Objetivo cumprido. Com Manuel Fernandes ao comando, a Ovarense alcançou o 13.º lugar da II Liga, 3 posições acima da “linha de água”, onde Portimonense, Académico de Viseu e Olhanense acabariam por cair. Outros tempos, onde o segundo escalão estava recheada de dérbis; onde o Feirense (também) garantiu a manutenção e onde o Espinho foi – veja-se lá – campeão.

Liderada pela lenda Manuel Fernandes, a Ovarense conseguiu uma época de 9 vitórias e 13 empates em 34 jogos de campeonato. Um plantel com clássicos atletas como Eurico Santos, Quinito, Casimiro Rocha ou o sérvio, Markovic, que acabou por ser o melhor marcador da equipa.

A carreira do mister Manuel Fernandes seria ascendente daí para a frente. Deixaria Ovar no verão de 1992 para voltar ao seu Sporting, na função de treinador adjunto. Ainda viria mesmo a orientar o clube do seu coração, em 2001; mas onde deu cartas foi mesmo no Santa Clara, que treinou durante 5 anos e onde deixou uma inegável marca de sucesso.

Aos 73 anos, Manuel Fernandes faleceu e deixou o mundo do futebol mais pobre. Em Alvalade, ninguém fica indiferente à prtida de uma lenda.

Manuel Fernandes esteve 12 épocas no Sporting, entre 1975 e 1987, tendo marcado 257 golos em 433 jogos e conquistado, com a camisola verde e branca, dois campeonatos, duas Taças de Portugal e uma Supertaça de Portugal.

A porta 7 do Estádio José Alvalade foi designada com o nome de Manuel Fernandes, antigo capitão do Sporting, em dezembro de 2020, no mesmo dia em que se completaram 34 anos sobre o triunfo por 7-1 sobre o Benfica. Em 1986, Manuel Fernandes marcou o sétimo golo do mais desnivelado dérbi lisboeta de que há memória.

Nas redes sociais, são várias as homenagens do Sporting ao seu ex-jogador, treinador e dirigente. Podem ler-se ainda inúmeras mensagens de seguidores leoninos, honrando o ex-capitão e deixando uma palavra de apreço à sua família.

Também nas redes sociais, a página das Seleções de Portugal deixou uma sentida homenagem. Recorde-se que Manuel Fernandes representou as cores nacionais por 30 vezes nos AA, marcando 7 golos ao serviço do seu país.

O presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, também já reagiu e lembrou o jogador “extraordinário, um homem simples e bom, um grande capitão e uma enorme referência” do desporto nacional.

Também o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, dedicou uma mensagem a Manuel Fernandes. “Os seus golos e desempenho dentro das quatro linhas marcaram uma geração e prestigiaram o futebol nacional”, pode ler-se na nota deixada na página da Presidência da República.

Um homem que recolhia o respeito de todos, colegas e adversários. Um homem que passou por Ovar e é recordado com saudade. Descansa em paz, Manuel Fernandes.

[give_form id=”81006″]


Imagem: Direitos Reservados
Texto: Pedro Silva


Opnião dos Leitores

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *